Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Exemplos de atividades e projetos do nosso Agrupamento

Não reciclar: não cometa este “Crime”

Exemplos de atividades e projetos do nosso Agrupamento

Voz às Escolas

2019-12-02 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

A terminar o primeiro período letivo, fazemos um balanço das atividades que temos desenvolvido no nosso Agrupamento. O nosso plano anual de atividades é extenso e diversificado, com atividades e projetos transversais a todos os níveis de ensino e às diversas escolas do Agrupamento. Tendo em conta a dimensão e a dispersão, não é fácil envolver todos os estabelecimentos escolares.
Não pretendemos fazer uma apresentação muito exaustiva, mas sim referir algumas das últimas atividades.
No dia 25 de novembro, participamos no Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Alunas e alunos acompanhados pela professora vestiram-se de preto e com a maquilhagem adaptada demonstraram que devemos chamar a atenção e combater a violência contra as mulheres.

De 25 a 29 de novembro, na Escola Básica de Gualtar, aconteceu a Semana da Ciência, dinamizada pelos professores do departamento de Ciências Exatas e Naturais. Consistiu em exposições, apresentação de trabalhos dos alunos, palestras, mostra e feira de fósseis e minerais, concursos de ciência, entre outros.
Um dos momentos marcantes do dia 29 foi o hastear da Bandeira Verde na Escola Básica de Gualtar, envolvendo muitos alunos e professores e com a presença de técnicos dos serviços do Ambiente da Câmara Municipal de Braga e do Vereador Altino Bessa.
Foi contagiante o grande entusiasmo e envolvimento de todos, apresentando as campanhas em curso, a recolha de tampinhas, de rolhas de cortiça e o voluntariado. Esta atividade também estava integrada no Global Action Day, oportunidade para mostrar as diversas atividades que se realizam em prole do ambiente, para inspirar e motivar a agir pela sustentabilidade do planeta.

Nos dias 25 e 26 de novembro, no âmbito do Plano Nacional de Cinema e do projeto do Agrupamento, decorreu o DOBRA, Festival de Cinema Documental de Braga, no Espaço Vita, com o apoio da empresa DST e já apresentado na anterior crónica.
Os nossos alunos desde o jardim de infância ao ensino secundário, tiveram oportunidade de assistir às diversas sessões adequadas à respetiva faixa etária. Na sessão para o público adulto (dia 26, à noite) assistimos ao filme vencedor em 2018 “Hamada”, com a presença do realizador Eloy Domínguez Seren e do programador do Porto/Post/Doc Dario Oliveira. Os espetadores tiveram oportu- nidade de questionar o realizador sobre as gravações e a vivência no local das filmagens (campo de refugiados no Deserto do Saara).
O filme apresentado aos alunos do ensino secundário foi “Transnistra”, realizado por Anna Eborn, uma história de amor e amizade, que venceu o Grande Prémio de Festival de Cinema Porto/Post/Doc, atribuído no sábado passado, 30 de novembro, confirmando a qualidade do mesmo.

Não posso deixar de referir também que no dia 27 de novembro, recebemos o “Selo Escola Saudávelmente – Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão” 2019/21, atribuído pela Ordem dos Psicólogos. Segundo a Ordem dos Psicólogos, passo a citar: “A promoção da Saúde Psicológica e do Sucesso Educativo é absolutamente crucial para o desenvolvimento das crianças e jovens e urge que mais e mais estabelecimentos de ensino se organizem no sentido de apostarem em políticas e práticas de intervenção nestas áreas. Parabéns por todos os esforços desenvolvidos até aqui!”.
No Agrupamento sentimo-nos muito honrados por esta distinção que confirma o excelente trabalho que se faz diariamente. A renovação deste Selo junta-se ao Selo Escola Saudável, atribuído pela Direção Geral da Educação ao Agrupamento que “integra e assume nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e bem-estar da comunidade educativa…”
Parabéns aos envolvidos em todas as atividades e projetos!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.