Correio do Minho

Braga,

Ex-alunos do IPVC num percurso de sucesso

Verdade ou consequência

Ensino

2014-11-05 às 06h00

Gaspar Rego

João Palma e Tiago Santos, ex-alunos do curso de Engenharia Eletrónica e Redes de Computadores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], viram recentemente aprovada a sua candidatura ao Passaporte para o Empreendedorismo. Este foi um projeto financiado pelo QREN em que apenas 28% das 1657 candidaturas foram aprovadas a nível nacional.

Este percurso de sucesso teve início com a realização do projeto de final de curso intitulado “Guia de apoio à navegação de invisuais em superfícies comerciais” em que desenvolveram um protótipo, alicerçado na tecnologia RFID e num smartphone, para ajudar pessoas com deficiências visuais na sua tarefa quotidiana de aquisição de produtos num supermercado.

Este trabalho orientado pelos professores Sérgio Lopes e Salvador Lima contou com a preciosa colaboração da associação de invisuais de Viana do Castelo, a Íris Inclusiva, e prendeu a atenção da Sr.ª Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, que presenteou os nossos alunos com uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido. Os ecos da notícia na imprensa nacional não se fizeram esperar e estimulados pela Presidência do IPVC, o projeto conseguiu o segundo lugar no concurso regional do Poliempreende.

O João Palma e o Tiago Silva são provavelmente, entre os nossos alunos, dos que atingiram maior notoriedade. Contudo devemos salientar que todos os anos temos tido projetos de elevada qualidade. Os nossos notáveis alunos têm prestigiado o curso e o IPVC, quer nas instituições onde prosseguem a sua formação quer nas empresas nacionais e além-fronteiras, onde exercem a sua atividade nas mais diversas áreas, desde a eletrónica às telecomunicações, passando pelos sensores de fibra ótica.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.