Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Euro: 20 anos

Decisões que marcam

Euro: 20 anos

Ideias

2019-01-09 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

O tempo passa muito depressa.?Até parece que foi ontem que entramos na União Europeia, mas já lá vão 32 anos (1 de Janeiro de 1986). Também parece que foi ontem que trocamos o escudo pelo euro mas... já lá vão 20 anos (1 de Janeiro de 1999).
É verdade, a moeda única fez 20 anos. Será que valeu a pena, ou não?
Claro que valeu a pena...
Esta semana o CIED Minho publicou um video com o título ‘Com o euro, é fácil’. E é bem verdade... com o euro é fácil ir às compras. Fazer compras na Europa nunca foi tão fácil. Com o euro, é fácil comparar os preços, e é mais barato pagar. O leque de escolha também é maior já que é mais fácil para as empresas vender os seus produtos em toda a Europa sem custos cambiais com mais escolha, a melhores preços...

O euro tornou-se na segunda moeda mais importante do mundo e é actualmente a divisa de 19 países, incluindo Portugal e de 340 milhões de europeus. É claro que as notas e as moedas só chegaram às nossas mãos a 1 de Janeiro de 2002 e desde então foi esta a nossa moeda. A moeda que vai connosco, por exemplo, para a Galiza, bem aqui ao lado. Para além da ‘abolição’ de fronteiras, também o facto de usarmos a mesma moeda aproxima-nos. E isso é bom. Ficamos todos a ganhar.
E o êxito foi tão grande que levou o presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal, Mário Centeno, a eleger a moeda única como “um dos maiores sucessos europeus”. E é verdade.
Com o euro, é fácil ter um futuro melhor! E é esse futuro melhor que nós queremos e em união, com uma União Europeia mais forte e mais solidária e com todos a viver em paz!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho