Correio do Minho

Braga, terça-feira

Etnografia portuguesa com moedas minhotas

Obrigado, Pedro Passos Coelho

Ideias

2018-02-14 às 06h00

Paulo Monteiro

Os espigueiros do Noroeste Peninsular estão presentes na última moeda de colecção da série Etnografia Portuguesa que começou em 2013 e termina este ano.

São seis moedas no total sendo quatro delas dedicadas ao Minho, o que mostra logo a riqueza desta região.

Como se sabe o espigueiro implementou-se sobretudo na região do Minho e da Galiza, onde o cultivo do milho era grande.

Na sua maioria são construídos em pedra e madeira da região e ficam suspensos por pilares para impedir a entrada de insectos e animais. Os próprios pilares incluem, muitas vezes, fossas com água, para impedir a subida desses animais.

As histórias dos espigueiros são muitas daí a Imprensa Nacional Casa da Moeda, em colaboração com o Museu Nacional de Etnologia, terem apostado neste elemento para ser incluido na colecção Etnografia Portuguesa. Mas esta colecção tem mais referências ao Minho.

A primeira moeda saiu em 2013 e foi dedicada às Arrecadas de Viana do Castelo, da autoria da escultora Eloísa Byrne. Uma peça de ourivesaria tradicional portuguesa em filigrana cujas origens se perdem no tempo, mas que são obrigatórias no traje das noivas minhotas.

No ano seguinte foi o jugo ou canga, da autoria da escultora Baiba Sime, e na região minhota, podemos encontrar os jugos de tábua ou de trave, peças de madeira profusamente rendilhadas que se colocavam nas juntas de bois utilizadas nos trabalhos agrícolas. Em 2016 é o figurado de Barcelos... A moeda, também de Baiba Sime, mostra originais figuras de barro cozido e pintado que nascem da genial criatividade dos mestres artesãos, que exploram temas de cariz religioso e festivo, a vida quotidiana, o bestiário (diabos e figuras disformes) ou lendas e narrativas populares, onde se destaca o famoso Galo de Barcelos, como refere o INCM.

Como se vê a cultura minhota é grande e merece estas referências na numismática portuguesa, numa moeda com o valor facial de 2,50 euros...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

20 Fevereiro 2018

Nós somos um Rio

20 Fevereiro 2018

Termas Norte de Portugal

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.