Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Estratégias em confinamento

Alguém ao seu lado...

Estratégias em confinamento

Voz às Escolas

2021-03-10 às 06h00

Paulo Antunes Paulo Antunes

Além da implementação do renovado Plano de E@D, importa destacar o papel fulcral que dois projetos do AE Maximinos têm, nomeada- mente em tempos de confinamento / regime não presencial, evidenciando a capacidade camaleónica, inovadora e resiliente desta organização, capaz de se reinventar e se reorganizar, num ápice.

Em pleno agosto de 2020, foi elaborada a candidatura do AE de Maximinos ao Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário, apoiado pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, assente nas fragilidades/necessidades de intervenção no âmbito do sucesso e inclusão escolar, que possibilitou a contratação de uma educadora social. Perante estas necessidades de melhoria e dado que o ambiente em sala de aula foi considerado uma área prioritária de melhoria, temos neste projeto medidas como:

1- “EU... e os OUTROS: Atitudes + Positivas” (direcionado a crianças da educação pré-escolar e alunos do 1º ao 9º ano);

2- “DELEGADOS DE TURMA + Proativos” (direcionado a alunos do 3º ao 10º ano).
Estas medidas têm capacitado os alunos na área da inteligência emocional e desenvolvimento pessoal, através do Programa de Incentivo à Inteligência Socioemocional e Desenvolvimento pessoal, cuja tipologia de atividades permite a aquisição gradual de competências que todas as pessoas precisam ter para se adaptarem a diversas situações e atividades do dia a dia, serem bem-sucedidas no seu projeto de vida, seja na família, na escola, no local de trabalho e na relação com os outros.

Tem sido promovido um desenvolvimento integrado e interrelacionado de competências cognitivas, emocionais e sociais, agrupadas numa estrutura de cinco grandes domínios, designados como: Autoconhecimento; Autogestão; Consciência social; Relação interpessoal; Tomada de decisão responsável.
Tendo em conta os desenvolvimentos provocados pela pandemia de COVID-19, considerou-se que a medida de envolvimento parental do plano " Pais + Presentes", podia e devia ser implementada, mesmo que à distância.
Envolver as famílias no processo de capacitação dos alunos é fundamental para o desenvolvimento saudável dos mesmos, bem como para a melhoria do sucesso educativo. Esta apelo a uma atitude responsável e assertiva, da parte dos pais/EE, tem em vista a união de esforços Escola-Família, durante a fase de E@D, de modo a criar melhores condições para a aprendizagem e facilitar a melhoria dos resultados.

Ao longo das últimas semanas de confinamento, foram enviadas várias dicas de gestão comportamental e emocional de crianças e adolescentes para os pais de forma que os mesmos, as possam colocar em prática, no dia a dia. O sucesso é evidente, pelo feedback dos alunos e famílias, acerca das atividades “Dicas para pais” e “Recreio em casa”.
Também ao longo do confinamento, detetámos crianças e jovens em situação de risco ou perigo. Neste contexto, criámos o projeto E@D - “Ninguém fica para trás”, no qual organizámos dinâmicas de acolhimento e de trabalho escolar, de modo a proporcionar as condições que permitissem promover a sua segurança, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento integral desde a educação pré-escolar ao ensino secundário. Procedeu-se à logística de transporte, alimentação e horários, envolvendo pessoal docente e não docente, de forma rotativa, para acompanhar estes alunos no regresso imediato ao regime presencial.

Esta realidade promoveu a reformulação da atuação das técnicas do Gabinete de Mediação e Orientação Escolar do AE Maximinos (psicóloga e assistente social), em estreita articulação com a CPCJ e outros parceiros, de forma a operacionalizar a sua intervenção com os alunos, encarregados de educação, família e professores.
Estamos ON, com espírito de missão, coesos, o que nos fez ultrapassar os nossos limites e nos mostrou que fazemos a diferença.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

28 Junho 2021

Renascer

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho