Rolha na boca
Ideias
2018-02-07 às 06h00
No passado dia 16 de janeiro, a Comissão Europeia adotou a primeira estratégia europeia para os plásticos, no seguimento do modelo de economia circular.
O principal objetivo desta estratégia é proteger o ambiente da poluição provocada pelo plástico, mas também lançar uma nova economia para este material, fomentando a inovação.
A principal meta é que TODAS as embalagens de plástico sejam recicláveis, em 2030.
Nós, os cidadãos europeus, geramos por ano, 25 milhões de toneladas de resíduos de plástico, das quais menos de 30% são recolhidos para reciclagem.
Por este motivo, os plásticos constituem 85% do lixo encontrado nas praias e oceanos. Os plásticos chegam inclusivamente aos pulmões e ao prato dos cidadãos sob a forma de microplásticos que pairam no ar e se encontram na água e alimentos. Os efeitos, a longo prazo, para a saúde são ainda desconhecidos.
A estratégia agora adotada vai alterar o modo de conceção, produção, utilização e reciclagem dos bens em plástico, na União Europeia.
As empresas terão de tornar as suas embalagens totalmente recicláveis, aumentando a quantidade de resíduos plásticos valorizados. Para isso, é necessário que os resíduos de plástico sejam separados e colocados no ecoponto amarelo.
Por outro lado, também se continuará a apostar na redução dos resíduos plásticos, a exemplo da legislação sobre os sacos de plástico.
Outra questão, cujo debate é agora lançado diz respeito aos plásticos descartáveis. Esta temática está a ser debatida na Assembleia da República, com várias propostas apresentadas pelos vários partidos: desde a proibição da comercialização deste tipo de louça de plástico, à permissão da utilização de louça de plástico apenas em algumas atividades e eventos, a substituição do plástico por materiais biodegradáveis ou duradouros e campanhas de sensibilização associadas a uma estratégia para a redução gradual deste tipo de materiais. Apesar do consenso de que há necessidade de reduzir o plástico, há discordância quanto à abrangência das medidas a adotar, por isso as propostas serão agora discutidas na comissão de ambiente.
Apesar da sensibilização que é feita, há vários anos, para a redução, reutilização e reciclagem do plástico, para a redução dos resíduos de embalagem, que foi o tema da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2016, iniciativa da qual, como sabem, a Braval é coordenadora, na nossa área geográfica, desde 2014, há sempre quem não seja sensível a estas questões e, por essa razão, os Estados-Membros da união Europeia terão de impor medidas, muitas vezes acompanhadas de penalizações financeiras.
É inegável que o plástico veio revolucionar os hábitos da sociedade. No entanto, a utilização exponencial deste material tornou-se problemática, dado que é um resíduo poluente e de difícil degradação.
Não espere que se torne uma obrigatoriedade, façamos já a nossa parte: reduzir, reutilizar e reciclar o plástico.
Ajude-nos, ajudando-se!
28 Fevereiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário