Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Estamos “Todos Juntos” a construir um futuro melhor

Ikigai

Estamos “Todos Juntos” a construir um futuro melhor

Ideias

2020-06-03 às 06h00

José Maria Costa José Maria Costa

Viana do Castelo tal como todo o país está a viver um período único na sua história, com novos desafios a surgirem diariamente, criando-nos a necessidade de uma adaptação e reinvenção constantes. Na verdade, neste contexto de pandemia, e depois do término do Estado de Emergência, a prioridade do executivo municipal tem sido apoiar a rápida reativação da economia da cidade e do concelho.
Viana do Castelo quer continuar a ser uma cidade acolhedora para os investidores e para os visitantes e que, agora, mais do que nunca, abre os braços para receber aqueles que nos procuram, com os cuidados necessários e as cautelas exigidas pelo momento.

Não posso deixar de expressar o meu agradecimento em nome do executivo municipal a todos os nossos empresários, a todos os representantes do nosso comércio e dos nossos serviços, que souberam ser resilientes e adaptar-se a esta “nova normalidade” a que todos fomos confrontados.
Mas os nossos empresários estão também de parabéns também pela forma como retomam a sua atividade pela dedicação e pelo profissionalismo demonstrado. Nestas últimas semanas Viana do Castelo renasceu, ganhou uma nova vida, e a todos eles temos de agradecer.

Viana do Castelo é um concelho hospitaleiro, com cafés, pastelarias e restaurantes de excelência. A nossa gastronomia é sobejamente conhecida em todo o país e vizinha Galiza e os nossos vinhos são constantemente elogiados. Temos um comércio tradicional de qualidade, com uma oferta variada de produtos que atraem muitos visitantes. Queremos, por isso, voltar a poder oferecer aquilo que temos de melhor: a nossa simpatia, os nossos produtos endógenos, as nossas paisagens, a arquitetura, a nossa cultura, tradições e identidade de que muito nos orgulhamos.

Em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo desenhamos algumas ações de promoção territorial para voltar a atrair pessoas. Estamos a promover a iniciativa “Havemos de ir a Viana”, esta é uma campanha de promoção da cidade e do concelho muito virada para o turismo interno no pós-Estado de Emergência, lançada pelas duas entidades com o objetivo de promover a reativação do comércio, restauração e hotelaria vianenses.

O apoio ao comércio local, que é responsável por muitos empregos, promovemos várias iniciativas que se vão prolongar até final do ano. Lançamos com a AEVC o Comércio Digital e a campanha “Compre em Viana, apoie o Comércio Local”, que visa transmitir e demonstrar a confiança e segurança na utilização dos equipamentos vianenses, no acesso aos alojamentos hoteleiros, restaurantes, cafés, pastelarias e estabelecimentos comerciais da cidade e do concelho.

Estas campanhas têm por base as vantagens competitivas e diferenciadoras de Viana do Castelo, como as caraterísticas do território, a qualidade ambiental e do edificado, a extensão das praias, a segurança e os serviços de saúde, os desportos náuticos, os produtos endógenos, os espaços museológicos, a diversidade da oferta cultural, os amplos espaços de fruição e de lazer, a oferta hoteleira de elevada qualidade, a excelência da restauração e do comércio.

Para transmitir maior segurança aos vianenses e a todos aqueles que visitam Viana do Castelo, a AEVC implementou o “Comércio Seguro”, que já abrange mais de 1.200 empresas. Assim, através de um selo, garantimos aos clientes que a loja em causa está a cumprir todas recomendações de prevenção da Covid-19 emanadas pela Direção Geral da Saúde para aquele setor de negócio. Distribuímos também mais de 7.000 máscaras ao nosso comércio e serviços, para que vendedores e clientes se sintam protegidos.

Sabendo das dificuldades em espaço interior da restauração para cumprir as normas da Direção Geral de Saúde promovemos também “Viana à Esplanada”, um programa de incentivo e promoção do comércio e restauração em espaço público, que permite que lojas comerciais possam utilizar áreas exteriores aos estabelecimentos comerciais, garantindo assim o distanciamento social. Para o efeito foram criadas novas praças e arruamentos dedicados ao comércio e restauração pelos serviços da autarquia e disponibilizados vasos e floreiras para embelezamento e definição dos espaços.

Estamos também a lançar um conjunto de empreendimentos públicos na reabilitação urbana, no alargamento de infraestruturas de abastecimento de água e saneamento, na reabilitação de escolas, na construção de novos equipamentos, na melhoria das acessibilidades relançando a atividade da construção civil e impulsionando o investimento público.
O apoio à modernização e instalação de empresas industriais ou tecnológicas continua por parte do Município, estando em construção uma nova fábrica do setor automóvel no Parque Empresarial de Lanheses, e temos vários projetos que estão neste momento a ser avaliados para avançarem novos empreendimentos.

Temos dado o nosso melhor para que Viana do Castelo continue a trilhar os caminhos do desenvolvimento e temos contado, como sempre, com o apoio e o entusiasmo dos nossos empresários. Estamos “Todos Juntos” a construir um futuro melhor para os Vianenses.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho