Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Estamos a perder talento...

Vamos falar de voluntariado…

Estamos a perder talento...

Ideias

2019-11-19 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

O nosso talento recebeu ontem uma má notícia: segundo o IMD - World Talent Ranking 2019, Portugal desceu seis lugares neste ‘ranking’ mundial de talento, surgindo agora na 23.ª posição da lista, caindo seis lugares em relação a 2018 e depois de ter subido, no ano passado, do 24.º lugar para o 17.º. Segundo a Human Resources News (Portugal) que ontem divulgou os novos dados, a Suíça continua a deter o título de maior centro de talento do mundo. A acompanhar a Suíça no pódio deste ‘ranking’ mundial de Talento do IMD 2019, que avalia o desempenho dos países nas categorias ‘investimento e desenvolvimento’, ‘atractividade’ e ‘preparação’, estão a Dinamarca (2.º) e Suécia (3.º), que registou uma subida de cinco lugares. Completam o top 10, Áustria, Luxemburgo, Noruega, Islândia, Finlândia, Holanda e Singapura.

Salta logo à primeira vista que a Europa domina claramente esta lista. Portugal surge então na 23.ª posição da lista, caindo seis lugares em relação a 2018 e obtendo uma menor pontuação nas três categorias avaliadas: 13.ª posição em investimento e desenvolvimento, a 27.ª em preparação e a 32.ª em atractividade. Onde Portugal teve melhor classificação foi na percentagem de mulheres na força laboral (4.º lugar no ranking), a despesa do Governo por estudante do ensino secundário (5.º), as competências linguísticas (7.º), a menor exposição à poluição de partículas (9.º), o rácio professor-estudante no ensino secundário (11.º), o número de licenciados em Ciências (11.º) e a disponibilidade de trabalhadores qualificados (13.º). Ou seja: mesmo descendo, os resultados acabam por continuar a ser excelentes tendo em conta os itens onde melhoramos. Temos é que voltar a subir em todos os parâmetros no próximo ano!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

10 Dezembro 2019

Regionalizarão?

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.