Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Está a pensar em recorrer ao crédito ao consumo?

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Escreve quem sabe

2017-06-10 às 06h00

Fernando Viana

Segundo dados divulgados recentemente pelo Banco de Portugal o crédito ao consumo está a aumentar novamente. Em 2016 as instituições de crédito concederam quase seis mil milhões de euros em crédito ao consumo (quase 18% mais do que o verificado em 2015). Mais de um terço desse valor foi para o crédito automóvel, o que explica que as vendas de carros em 2016 tenham aumentado 16%.
Face à melhoria do cenário económico, as empresas procuram aumentar as suas vendas convidando os consumidores a celebrar contratos de crédito pessoal.
Assim, aconselhamos desde já os consumidores a refletir bastante antes de adquirirem novos produtos ou serviços. Preciso mesmo deste bem ou posso aguardar mais algum tempo é a questão que todos devem ponderar, antes de decidir efetuar a aquisição e com recurso ao crédito.
Caso decidam comprar e utilizar o crédito ao consumo para o efeito não se esqueça de que a instituição de crédito deve fornecer previamente à celebração do contrato a Ficha de Informação Normalizada (FIN). Esta FIN permite comparar as diferentes ofertas de crédito antes da celebração do contrato e ter uma informação geral dos principais aspetos do contrato que vai celebrar.
Também não se esqueça de que caso tenha recorrido ao crédito ao consumo e posteriormente, num rebate de consciência, se arrependa, pode desistir do contrato desde que o faça no prazo de 14 dias a contar da data da sua celebração. Não necessita de apresentar qualquer justificação para essa decisão, mas terá de devolver à instituição de crédito o capital, os juros vencidos entretanto e eventuais despesas não reembolsáveis.
Poderá ainda, durante a vigência do contrato, quando entender, proceder ao reembolso antecipado do montante em dívida.
Caso pretenda saber mais sobre este assunto, contacte o CIAB: em Braga: na R. D. Afonso Henriques, n.º 1 (Ed. da Junta de Freguesia da Sé) 4700-030 BRAGA * telefone: 253 617 604 * fax: 253 617 605 * correio eletrónico: geral@ciab.pt ou em Viana do Castelo: Av. Rocha Páris, n.º 103 (Villa Rosa) 4900-394 VIANA DO CASTELO * telefone 258 809 335 * fax 258 809 389 * correio eletrónico: ciab.viana@cm-viana-castelo.pt , ou ainda diretamente numa das Câmaras Municipais da sua área de abrangência ou em www.ciab.pt.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.