Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Espectáculos sem público? Não, obrigado

Decisões que marcam

Espectáculos sem público? Não, obrigado

Ideias

2020-03-13 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Praticamente todos os espectáculos foram cancelados ou adiados, em Portugal, devido ao surto do Covid-19. Uma medida preventiva, bem tomada, acertada. A concentração de pessoas não é boa, nesta altura, e por isso deve existir o máximo de precaução. Festivais de música, teatro, cinema, e outras acções culturais são feitas para o público e, sem este, não têm sentido a sua realização. Por isso, há espectáculos que são cancelados por falta de público. Neste caso e neste particular, a incidência está em não juntar muita gente num mesmo local. Já disse: medida acertada.

Agora... o desporto e em particular o futebol. Este não é, também, um espectáculo? Não é feito, também para o público? O futebol profissional viveria sem público, sem adeptos? É claro que não. Precisa dele. Por isso não tem jeito nenhum a realização de jogos à porta fechada, sem público, para prevenir do Covid-19. O público é preciso e o espectáculo é feito para o público (concordo apenas quando há uma sanção por mau comportamento do público ou da equipa e aí a sanção de jogar à porta fechada pode ser válida...). Por isso só posso aplaudir a decisão tomada ontem pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional de suspender, por tempo indeterminado, os jogos da I Liga e II Liga de futebol devido à pandemia de Covid-19. Claro que todas as outras modalidades e os outros escalões seguiram a mesma decisão. Muito bem. Futebol sem público não faz sentido.

E termino com uma boa notícia conhecida já ontem: uma das primeiras pessoas internadas no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, com a doença Covid-19 está curada, depois de dois testes negativos. Excelente! Tenhamos nós notícias destas todos os dias...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho