Correio do Minho

Braga,

ESMOVIMENTO

Quando eramos anjos

Voz às Escolas

2019-05-15 às 06h00

Manuel Vitorino

Entre 2 e 3 de Abril, a Escola Secundária de Monserrate (ESM) promoveu um conjunto de iniciativas, enquadradas no lema “ESMOVIMENTO 2019”, dirigidas aos alunos e à comunidade educativa do nosso Agrupamento e aos alunos de outras escolas que nos visitaram.
Aos visitantes apresentamos a nossa diversificada oferta formativa, que contempla cursos científico-humanísticos, cursos profissionais, ensino recorrente, cursos de educação e formação (EFA) e processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Os alunos que vieram à ESM, tiveram oportunidade de conhecer de perto muitas atividades escolares e as especificidades dos diferentes cursos e espaços da escola, como laboratórios, oficinas, estúdio multimédia, salas de informática, etc. Durante cerca de três horas experimentaram processos, tiveram vivências, contactaram com colegas que deram o seu testemunho da sua escolha e da sua integração nesta escola.
Para os nossos alunos foi tempo de desenvolver outras dimensões da sua formação, científicas e experimentais, artísticas, desportivas, literárias, de participarem em visitas de estudo ou em conferências com convidados externos.

No serão do dia 2 de Abril, a escola esteve aberta também para os pais e encarregados de educação a visitarem, conhecerem-na melhor e também para acompa- nharem os trabalhos e as prestações dos seus educandos, que nestes dias revelam todo o seu potencial, não apenas em conhecimentos, mas sobretudo em aptidões e atitudes e valores que nos fazem acreditar na sua realização enquanto profissionais e cidadãos de pleno direito.

A iniciar a noite, destaco a cerimónia de entrega do selo “Escola Amiga da Criança”, pela Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP), que distinguiu dois projetos, dos muitos que o Agrupamento de Escolas de Monserrate promove e que aqui sintetizo:

- Concertos de Leitura – Iniciativa de promoção do gosto pela leitura expressiva e descomprometida. Alguns alunos escolhidos para o efeito ficam com a incumbência de ler expressivamente para os colegas textos literários seleccionados e depois elaborar sinopses biobibliográficas dos autores e das obras em questão. O projeto fica completo com a realização do “Concerto de Leitura”, no final de cada período lectivo;

- O Mundo ficou bem melhor – Processo que se baseia na esolha de uma semana do ano e dos aniversariantes (professores, alunos e funcionários) dessa semana. No dia do aniversário respetivo, os aniversariantes são surpreendidos com a entrega de um marcador contendo a sua foto e alguns traços do seu perfil e do seu signo astrológico e com a declamação de um poema.

O simbolismo deste selo centra-nos na missão fulcral da escola, relembrando-nos que os resultados que obtemos vão para além dos números dos exames e dos rankings e que a participação e o envolvimento das nossas crianças e jovens alunos é fundamental para o sucesso do nosso trabalho e para a sua realização plena enquanto pessoas.
Ainda nessa noite, os nossos alunos brilharam durante o sarau de entrega de prémios do projeto “Expressões e Sensações”, que motiva e envolve os alunos para a leitura, a produção literária e as expressões artísticas. Constitui um exemplo dum trabalho articulado de promoção de competências e de aprendizagens significativas, que marcam para a vida. Revelam-se talentos, conhece-se melhor as pessoas com que lidamos diariamente e tecem-se laços que o tempo não apaga. Durante este dias tivemos verdadeiramente a ESM em movimento!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

26 Junho 2019

Encontrão Ambiental

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.