Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Escrever e falar bem Português: Aos pares sai mais barato!

Uma carruagem de aprendizagens

Escreve quem sabe

2018-11-04 às 06h00

Cristina Fontes

Hoje, decidi apresentar alguns pares que podem suscitar algumas dúvidas.
Cozer/coser
O verbo “cozer” significa cozinhar (também com “z”) no fogão ou no forno. Logo, este anúncio de uma “Máquina Eléctrica de Coser Ovos” é de certo modo inusitado, pois, a não ser que os ovos sejam de tecido, deveriam anunciar uma “máquina para cozer ovos” (https://www.custojusto.pt/porto/electrodomesticos/maquina-electrica-de-coser-ovos--21925799, acedido em 23 de outubro de 2018).
Por seu turno, “coser” é costurar, usando agulha e linha ou uma máquina. Esta quinta, no Montijo, (ver anúncio em http://millojas.com/anuncio.asp?id=12560144, acedido em 23 de outubro de 2018) está à venda pela módica quantia de 2,100,000.00€ e até tem “1 salinha para cozer roupa”. Suspeito que a referida sala não seja para cozinhar a roupa, mas sim para a costurar.
Creche/cresce
“Creche” é um nome comum e refere-se a um lugar onde cuidam de crianças até aos três anos. Ao rea- lizar uma procura na Internet, encontrei várias re- ferências a “cresces” em vez de “creches”, por ve- zes em lugares insuspeitos como a Revista infor- mativa de Óbidos que menciona “apoio domici- liário aos mais idosos e a cresce infantil” (file:///C:/Users/ASUS/Downloads/RioJanFev2005.pdf, acedido em 28 de outubro de 2018).
“Cresce” é uma forma do verbo crescer (terceira pessoa do singular, presente do indicativo – ele cresce; ou imperativo – cresce). Parece, pois, que a confusão se instalou na hora de escolher o nome desta creche em Sintra: “Creche Vamos Crecher” (https://www.tuugo.pt/Companies/creche-vamos-crecher/0240003886351#!, acedido em 28 de outubro de 2018).
Externo/ esterno
“Externo” é uma adjetivo que significa o que está por fora e é o antónimo de “interno”. Quem usa computadores, por vezes, socorre-se de um “disco externo” para maior capacidade de armazenamento de informação. Todavia, alguns anúncios ligados à informática erram e escrevem “disco esterno”, como este que pretende vender um “Disco esterno de 2T” (https://www.olx.pt/anuncio/disco-esterno-de-2t-IDA4END.html, acedido em 28 de outubro de 2018).
O “esterno” é um osso do corpo humano localizado no tórax.
Noz/nós
“Noz” é um nome comum que designa o fruto da nogueira. No plural, escreve-se “nozes”.
Já não bastava o uso da palavra “noz” como pronome pessoal (“noz vamos votar…”, em https://www.supersporting.net/tudo-o-que-foi-dito-pelos-candidatos-no-debate/, acedido em 23 de outubro de 2018), por vezes, ainda deparamos com um acento erradamente colocado como em “Bolo de Arroz de Nóz” (sic) (http://www.padariaveiga.com/pt/produtos/bolo-arroz-de-noz/pastelaria-doce/25, acedido em 23 de outubro de 2018).
“Nós” é um pronome pessoal (Nós somos felizes).
Paço/passo
“Paço” é o mesmo que palácio, mas também pode significar um solar de família nobre.
Numa aceção mais recente, a expressão “Paços do Concelho” refere-se ao edifício da Câmara Municipal. Fiquei, por isso, intrigada com esta página da Câmara Municipal de Abrantes (há outras semelhantes) que apresenta O Boletim Municipal Passos do Concelho (http://cm-abrantes.pt/index.php/component/content/article/1028-comunicacao/boletim-municipal-passos-do-con celho/379-boletim-municipal-passos-do-concelho, acedido em 28 de outubro de 2018).
“Passo” é o movimento dos pés quando se anda. Não devemos confundir.
Concelho/conselho
Como referimos Paços do Concelho, abordaremos este par também.
“Concelho” (do latim conciliu-) é um município, uma área administrativa que tem uma Câmara Municipal (concelho de Braga, concelho de Vila Verde). Seria, pois, recomendável que o “Código Regulamentar do Município de Braga” publicado no Diário da República Eletrónico fosse corrigido. Onde se lê “cidadãos do Conselho de Braga”, dever-se-á ler “cidadãos do Concelho de Braga” (https://dre.pt/home/-/dre/75606219/details/maximized?serie=II&parte_filter=36&dreId=75601099, acedido em 28 de outubro de 2018).
“Conselho” (do latim consiliu-) pode ser um grupo de pessoas com a função de se reunirem para tomar decisões sobre algo (Conselho de Ministros, Conselho Científico). Pode ainda ser um aviso, uma recomendação (dar um conselho a alguém).

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

11 Dezembro 2018

O conceito de Natal

10 Dezembro 2018

Como sonhar um negócio

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.