Correio do Minho

Braga,

- +

Escolas com História

Como ativar territórios e criar novos destinos

Escolas com História

Voz às Escolas

2021-06-04 às 06h00

Luisa Rodrigues Luisa Rodrigues

Há 50 anos, no ano letivo de 1970/1071, o Concelho da Póvoa de Lanhoso é dotado do Ciclo Preparatório, sendo que, apenas em setembro de 1984, a população tem acesso a instalações escolares condignas, propiciadoras de um ensino de qualidade, passando a escola a designar-se de Escola Preparatória e Secundária (C+S) da Póvoa de Lanhoso e, mais tarde, de Escola Preparatória e Secundária do Professor Gonçalo Sampaio.
No ano letivo de 1991/1992, com a entrada em funcionamento da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, o referido Estabelecimento de ensino passou a designar-se Escola EB2,3 Professor Gonçalo Sampaio, uma estrutura organizacional que se reforça como instituição reconhecida pelo seu dinamismo, rigor e capacidade de mobilização de saberes, num intercâmbio permanente com as forças vivas do concelho.
No ano letivo de 1999/2000, com a criação dos Agrupamentos de Escolas, uma estratégia política que objetiva o combate ao isolamento e a promoção de condições de sequencialidade das aprendizagens, surge o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio que, no ano letivo de 2003/2004, com a nova reestruturação da rede escolar, passou a integrar as Escolas do 1ºCiclo e os Jardins de Infância de 22 das 29 freguesias do Concelho da Póvoa de Lanhoso.
Reconheço que, inicialmente não foi um processo fácil, o de congregar os Estabelecimentos de ensino de 22 freguesias numa única unidade organizacional, cada uma com as suas especificidades, a sua cultura de escola, mas, lentamente, as fronteiras foram sendo abolidas e, fruto do trabalho de todos, pudemos concentrar-nos no reforço da melhoria da qualidade das aprendizagens das crianças e dos alunos, apostando no trabalho colaborativo, na articulação e na sequencialidade das aprendizagens.
Sem dúvida que o conhecimento das potencialidades de cada nível de ensino, através de momentos de partilha, de permuta de saberes e experiências, gerindo a diversidade e harmonizando as diferentes culturas de escola, foi de primordial importância para a criação do sentimento de pertença.
E, assim, ultrapassada a fase inicial de integração e sedimentadas as relações interpessoais, pudemos investir na harmonização e potenciação dos recursos existentes, aos mais diversos níveis, perseguindo o objetivo comum de investir na consolidação pedagógica e administrativa da nova unidade organizacional.
Hoje, somos um Grande Agrupamento de Escolas, reconhecido pelas suas práticas inovadoras, perseguindo uma Missão que abraçámos e que defen- demos, priorizando os interesses de todos e de cada um dos seus atores, enriquecendo e dignificando décadas de história da Escola Gonçalo Sampaio, a Sede do Agrupamento.
As contingências da situação em que vivemos impediram-nos de cumprir o programa dos 50 anos que delineámos, programa esse composto por uma panóplia de atividades em que os alunos de hoje e os seus progenitores, alunos de então, são desafiados a reviver meio século de história, recorrendo a práticas colaborativas que, na continuidade do Plano de Atuação Para a Recuperação/Consolidação das Aprendizagens, assumirão um papel de primordial importância no desenvolvimento das competências, das capacidades e das atitudes dos nossos alunos.
E porque entendemos que meio século de história merece ser devidamente assinalado, sobretudo quando falamos de uma instituição que é um marco na história do concelho da Póvoa de Lanhoso, no dia 01 de junho, Dia Mundial da Criança e, cumulativamente, Dia do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, foi, oficialmente, iniciado o programa comemorativo dos 50 anos da Escola Gonçalo Sampaio, programa esse que se prolongará pelo ano letivo de 2021/2022.
Em homenagem a todos quantos escreveram a História da Gonçalo Sampaio.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho