Poesia e Inovação
Voz às Escolas
2021-09-13 às 06h00
Férias significa período de descanso. Crianças e jovens experimentam dias diferentes, atividades divertidas. Mas, quando chega setembro, apesar de ser muito bom estar de férias, começa a ansiedade, o querer regressar às aulas. É um jogo de sentimentos, sensações e emoções, onde todos os minutos são muito especiais. E este ano de forma tão diferente!
Sem dúvida que, para grande parte dos alunos, a escola é a segunda casa e os amigos a segunda família. O regresso é pintado de risos, de alegria, de surpresa estampada nos rostos perante aquele aluno que mudou de voz, aquela menina que cresceu muito, aquele jovem que está a ficar um homem, aquela amiga que nem parece a mesma. Primeiro dia de aulas, para uns a primeira vez, para muitos um retorno à escola. Mas todos com o mesmo desejo de descobrir o que vão encontrar, como será o novo ano, as novidades, rever os professores e os colegas da turma, conhecer novos professores e novos colegas. Após este tempo de tanta insegurança, de vai e vem, ora em presença, ora em isolamento, toda a comunidade escolar está ansiosa com a chegada do novo ano.
Todas as escolas do Agrupamento André Soares estão prontas para lidar com a nova realidade e redobraram os cuidados para acolher os alunos, que queremos se sintam motivados e animados com o retorno.
Os professores estão mais conscientes do que nunca dos constrangimentos e limitações que a pandemia provocou nas aprendizagens dos alunos e que o grande desafio deste ano letivo é focar a atenção no seu preenchimento para que todas as aprendizagens sejam recuperadas de forma significativa. É fundamental que o Ministério da Educação aposte em todos os mecanismos e disponibilize os equipamentos educativos e tecnológicos para que os agrupamentos, no quadro da sua autonomia, possam flexibilizar as respostas organizacionais, curriculares e pedagógicas em função das necessidades de recuperação das aprendizagens. Seria fundamental a redução de alunos por turma para possibilitar a ação pedagógica dos professores em diferentes grupos na sala de aula, atendendo às suas diferentes necessidades. Ainda não aconteceu! A maior parte das turmas continua lotada.
É inadiável ainda, a especial atenção a cada aluno, perceber se há marcas, sinais de medos, de insegurança.
O impacto do tempo que todos vivemos não foi o mesmo em todos os lares, em todas as famílias, em todos os indivíduos. Nunca saberemos, por mais estudos de investigação científica que se façam, o quanto custou (e continua a custar) a cada um esta vivência única dos habitantes do planeta.
Deixo um apelo, um apelo a este cuidado com cada criança, cada aluno, uma atenção muito especial ao seu bem-estar, ao seu equilíbrio emocional. Sem ele, não haverá qualquer recuperação de aprendizagens.
Nós cá estamos, prontos para enfrentar este ano com caraterísticas peculiares, motivados para superar os obstáculos e dispostos a transformá-los em projetos enriquecedores e potenciadores de mudança!
Desejo que este seja um grande ano, que nenhum receio assombre a energia que se sente já nas escolas. Uma energia de que tanto necessitámos para recuperar. Recuperar as dinâmicas que nos fazem acreditar que a escola é um lugar transformador.
Um lugar insubstituível!
Um grande 2021/2022 para todos!
09 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário