Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

ESB Sénior – aproximar gerações

Maravilhas Humanas

ESB Sénior – aproximar gerações

Voz às Escolas

2025-03-10 às 06h00

Jorge Saleiro Jorge Saleiro

O projeto “ESB sénior” foi retomado, neste ano letivo, na Escola Secundária de Barcelos. A iniciativa do curso Profissional de Animador Sociocultural pretende abrir as portas da escola para acolher idosos, procurando promover a interação entre diferentes gerações, incentivando a troca de experiências e o fortalecimento de laços sociais entre os participantes e, assim, estender esses efeitos para lá da escola, para além do projeto, alicerçando uma atitude de comunhão, partilha e respeito entre essas diferentes gerações.
A interação entre idosos e alunos, em contexto escolar, pode assumir uma grande relevância, pois promove uma série de benefícios, tanto para os jovens quanto para os idosos.
Pode proporcionar um enriquecimento Cultural e Social através da troca de experiências entre gerações. Os idosos possuem uma bagagem de vida e um acervo de histórias que podem ser extremamente valiosas para os alunos. Além disso, os alunos experienciam e aprendem sobre os desafios e as alegrias de diferentes fases da vida.
Esta experiência de interação com idosos propicia o desenvolvimento de empatia e compreensão sobre as dificuldades e as necessidades dessa faixa etária. Este resultado ajuda a combater o preconceito e a discriminação em relação ao envelhecimento, promovendo o respeito pelos mais velhos.

Um efeito muito importante é o da promoção da Saúde Mental, para todos os envolvidos, mas com um significado mais acentuado no caso dos idosos. Para estes, o contato com jovens pode ajudar a diminuir o isolamento social e a melhorar o bem-estar emocional. Sentir-se valorizado e escutado é fundamental para a saúde mental da pessoa idosa.
Por outro lado, o desenvolvimento de Competências Sociais, no caso dos alunos, assumem muito maior relevância do que no caso dos idosos. Estas interações ajudam no aprimoramento de suas competências de comunicação, colaboração e resolução de conflitos. A convivência com pessoas de diferentes idades e realidades é uma excelente forma de trabalhar a tolerância e a paciência, tão difíceis de gerir nos tempos vertiginosos que vão correndo.
Espera-se que esta promoção da convivência entre jovens e idosos possa ajudar a quebrar barreiras geracionais, diminuindo estereótipos negativos sobre as diferentes faixas etárias, contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva, e a reforçar valores importantes como respeito, solidariedade e responsabilidade social, além de promover o engajamento dos alunos em atividades de voluntariado ou ações comunitárias.
Para alcançar todos estes resultados, o projeto irá desenvolver-se ao longo de quatro meses, entre fevereiro e maio, com o envolvimento dos alunos dos cursos profissionais de Animação Sociocultural, Auxiliar de Saúde, Audiovisuais, Desporto, Gestão de Equipamentos Informáticos, Eletrónica, Automação e Computadores, Instaladores de Sistemas Solares Fotovoltaicos e Turismo, ou seja: todos os cursos atualmente em desenvolvimento na Escola Secundária de Barcelos / Escola do Rio.

Com este amplo envolvimento, as sessões com os idosos irão promover atividades nas áreas de motricidade, desporto, promoção para saúde, audiovisuais, animação sociocultural, expressões e contacto e experimentação de tecnologias A primeira sessão deste projeto incluiu atividades diversificadas, como oficinas, partilha de histórias de vida, jogos cognitivos e psicomotores, alimentação saudável, contacto com equipamentos informáticos e ações de voluntariado intergeracional.
Durante o desenvolvimento do projeto, durante as próximas semanas, várias serão as entidades envolvidas, nomeadamente: Associação Perelhal Solidário, Centro Social de Remelhe D. António Barroso, Centro Social e Paroquial de Gilmonde, Casa de Saúde de S. João de Deus, Associação Recovery IPSS, Associação Carapeços
Solidário e Centro Humanitário de Macieira de Rates.
Esta iniciativa pretende que os idosos se sintam mais integrados e valorizados, promovendo, também, o enriquecimento formativo e as competências sociais dos alunos, perspetivando um maior respeito pela história e vivências dos mais velhos.

O Projeto ESB Sénior, surge fundado na preocupação em olhar a Animação de Idosos como atividade fundamental na atualidade e com o proporcionar aos alunos experiências formativas e o desenvolvimento de competências, contribuindo, com as suas ações e envolvimento, para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos idosos.
O projeto pode ser acompanhado em https://aebarcelos.pt/atividades/esb-senior/

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho