Correio do Minho

Braga,

Erasmus

Verdade ou consequência

Voz às Escolas

2017-05-08 às 06h00

Jorge Saleiro

O Programa Erasmus celebra este ano o seu trigésimo aniversário. Decorrem por todo o país diversas cerimónias comemorativas, assinalando a importância que o Programa alcançou em toda a Europa.
O programa Erasmus, inicialmente identificado apenas com o ensino superior, viu alargado o seu âmbito por via da integração de Programas anteriores, como o Comenius e o Leonardo Da Vinci, sob a designação comum Erasmus+.

A partir de 1 de janeiro de 2014, o Erasmus+ juntou, num único quadro de apoio, as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida (Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar, Atividades para jovens e formação no âmbito do Desporto amador).
Trata-se de um vastíssimo programa que permite, no caso da educação, que todos possam dele beneficiar ao longo da sua vida formativa e, provavelmente o Programa europeu de maior sucesso.

No dia 5 de maio, o Gabinete do primeiro ministro assinalou o 30.º aniversário do Programa Erasmus com uma cerimónia que decorreu na sua residência oficial, para a qual foram convidados representantes das várias vertentes que enformam o programa atualmente.
Com grande honra, o Agrupamento de Escolas de Barcelos foi convidado a participar neste evento que contou, igualmente, com as presenças do ministro da Educação, do ministro da Ciência e Ensino Superior e da diretora da Agência Nacional Erasmus+.

A comitiva do Agrupamento de Escolas de Barcelos, para além dos seus alunos e professores, incluía alunos e professores de escolas parceiras, a participarem em projetos Erasmus no nosso Agrupamento. Assim, tratava-se de um grupo internacional com representantes de Espanha, Polónia, Itália e Roménia.
Foi, como referido, uma honra podermos estar presentes e dar o testemunho do ponto de vista do Ensino Escolar quanto à relevância deste Programa para os alunos e para a escola. Foi uma oportunidade para os nossos alunos poderem afirmar de viva voz, junto dos governantes do nosso país, as vantagens e a riqueza que o Programa Erasmus confere à sua vida escolar.

A testemunhar o valor da experiência Erasmus, intervieram, entre outros, a Bruna Gonçalves e o Paulo Ferreira, alunos respetivamente dos Cursos Científico-Humanísticos e Profissionais do Agrupamento de Escolas de Barcelos, oferecendo dois pontos de vista diferentes mas confluentes na apreciação extremamente positiva da participação em projetos internacionais.
Foi igualmente referido que o Agrupamento de Escolas de Barcelos envolve toda a comunidade educativa nestes projetos, facto que consideramos ser uma mais-valia para o seu sucesso. De facto, para além da participação direta de alunos, docentes, não docentes e famílias, a comunidade alargada intervém e acolhe estes projetos com muito interesse e generosidade, aportando uma maior riqueza e diversidade às experiências internacionais dos nossos parceiros.

Já aqui havíamos falado dos projetos europeus do Agrupamento de Escolas de Barcelos, da sua diversidade e relevância, no início deste ano letivo. Mal sabíamos então que nos seria conferida esta oportunidade, esta honra, de podermos participar nesta cerimónia, de sermos os representantes do Ensino Escolar nesta celebração.
Mas o trabalho de promoção do Programa Erasmus+ não cessa no nosso Clube Europeu. Já no dia 9 colaboraremos em celebrações organizadas em Barcelos para assinalar o Dia da Europa e teremos as nossas próprias comemorações que, neste ano, incluem uma palestra pelo Dr. Manuel Fernandes, representante da Agência Nacional Erasmus+.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

21 Fevereiro 2018

A Verdade da Mentira!

19 Fevereiro 2018

Deslumbramentos do olhar

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.