Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Ensino Profissional FORAVE: somos ensino profissional há 30 anos

Alguém ao seu lado...

Ensino Profissional FORAVE: somos ensino profissional há 30 anos

Voz às Escolas

2021-01-07 às 06h00

Manuela Guimarães Manuela Guimarães

Já lá vão mais de 30 ANOS desde a implementação do Ensino Profissional em Portugal e do grande contributo que as cerca de 200 Escolas Profissionais têm prestado ao país, na qualificação profissional de jovens e adultos, em mais de 45 setores profissionais.
Baseado que é o Ensino Profissional na orientação vocacional dos jovens, os excelentes resultados obtidos rapidamente impulsionaram o seu reconhecimento como uma via de conclusão do Ensino Secundário e a sua integração em 2004, nas escolas públicas, alargando exponencialmente o número de alunos a frequentar os cursos profissionais a partir de 2008. O Ensino Profissional deixa de ser a exceção e torna-se parte integrante do Sistema de Ensino Português e uma via de conclusão do ensino secundário, merecendo o reconhecimento ministerial e a discussão política com vista à despenalização das condições de acesso ao Ensino Superior para os alunos do Ensino Profissional.
A FORAVE foi uma das primeiras escolas a dar seguimento à medida política que deu origem ao Ensino Profissional em Portugal e a perceber que a verdadeira democracia reside na criação e diversificação das oportunidades de educação e formação dos jovens e na sua preparação integral para a vida ativa e para o mercado do trabalho.
Percorrendo este caminho desde 1990, a FORAVE nasceu da articulação dos interesses dos agentes económicos e sociais locais mais relevantes, que se juntaram para criar a Associação para a Educação Profissional do Vale do Ave, trazendo ao tecido industrial de Vila Nova de Famalicão, as respostas formativas adequadas, nas áreas chave para os setores da metalomecânica, automação, gestão industrial, polímeros e processamento e controlo alimentar, que a Escola Profissional desenvolve desde então.
Alicerçada em fortes valores educacionais, a FORAVE, nunca se desviou da sua missão e soube articular a oferta e a procura, antecipando as necessidades formativas das empresas, atendendo às orientações vocacionais dos jovens e capacitando-os para serem adultos responsáveis e profissionais flexíveis, capazes de se adaptarem a ambientes tecnologicamente exigentes, ao nível nacional e internacional.
A FORAVE cresceu de forma sustentada e proporcionalmente equilibrada, nas dimensões que a definem como uma resposta para o território em que se insere. Hoje tem uma população ativa de cerca de 300 alunos, 15 turmas, 50 colaboradores e 26 associados, entre os quais 23 empresas de referência do tecido económico local, que fazem parte dos órgãos sociais da FORAVE e da Direção da Escola.
Com uma atividade acima da média, a FORAVE é reconhecida como uma Escola de referência e como uma marca respeitada no meio educacional e empresarial, pelos excelentes resultados ao nível académico e da empregabilidade, pelas áreas de formação que desenvolve pela fomentação de uma cultura de empreendedorismo e de valor acrescentado nos jovens que prepara para a vida e para a dimensão europeia, através do desenvolvimento de projetos ERASMUS+ e pelas características humanistas que transmite aos alunos e que a comunidade lhe reconhece, como sendo uma Escola responsável, atenta, arrojada, afetuosa, viva, divertida e comprometida.
A atitude positiva que a caracteriza permitiu que ao longo dos anos encarasse os problemas como desafios e se concentrasse nas soluções para evitar a estagnação e estar um passo à frente na garantia da qualidade dos serviços que presta e na satisfação dos seus clientes.
O ano 2020 é o espelho desse espírito de resiliência, se pensarmos que perante uma crise pandémica a Escola foi capaz de enfrentar e superar a situação, repensar-se pedagogicamente, projetar-se para a nova era digital e ainda implementar o sistema de garantia da qualidade do processo formativo e dos resultados obtidos pelos alunos, e certificá-los como sistemas EQAVET alinhados com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais.
São 30 anos de grandes conquistas e de um forte contributo para o aumento das qualificações da população e da sua empregabilidade, no combate à redução do abandono escolar precoce, na inserção de jovens em percursos de Ensino Superior e na construção de relações fortes e parcerias duradouras com os agentes de desenvolvimento sócio económica da comunidade e do território do Vale do Ave.
Pela frente, sabemos que temos caminho a percorrer e que o vamos fazer, contando com o mesmo espírito e com os fatores chave que nos caracterizam: empreendedorismo, criatividade, inovação tecnológica, cooperação e perseverança.
Também sabemos que não podemos perder a pessoalidade da FORAVE que cria vínculos com as gerações que por lá passam. A Escola que educa mantém o epicentro na humanidade e cria laços de afeto que os anos não desatam, histórias de sucesso que cantam muitas vitórias e conquistas e que falam de nós por outra voz, mostrando o que de melhor há em nós.
Este ano demos voz aos nossos ALUNOS – O NOSSO SUCESSO
Casos de Sucesso FORAVE 30 ANOS
https://www.forave.pt/index.php/explore/30-anos

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

28 Junho 2021

Renascer

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho