Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Encontrão Ambiental

A responsabilidade de todos

Encontrão Ambiental

Voz às Escolas

2019-06-26 às 06h00

Manuel Vitorino Manuel Vitorino

Perto de quatro centenas de quilogramas de resíduos plásticos foram recolhidos pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Monserrate, nas praias do litoral norte do concelho de Viana do Castelo, durante a jornada ambiental, realizada no dia 14 de junho.
Esta iniciativa decorreu no âmbito do XIV Encontrão que, este ano, assumiu um carácter ambiental e apostou no compromisso e sensibilização de mais 1400 alunos, que limparam os areais das praias de Afife, Carreço, Porto da Vinha, Norte, Coral e a norte de Viana do Castelo até Porto da Vinha.

Nos dias que antecedam esta ação de limpeza, cerca de 700 estudantes com mais de 12 anos, deste Agrupamento, recebem formação sobre a problemática do lixo marinho; a importância da reciclagem e da separação correta de resíduos; a necessidade do consumo responsável e do investimento na economia circular.
Esta formação foi desenvolvida em colaboração com entidades parceiras, que se associaram a este Encontrão Ambiental, colaborando nas questões logísticas e formativas, designadamente a associação ambiental Chelonia, ONG parceira do Projecto Mares Circulares. Colaboraram ainda o Município de Viana do Castelo e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.

Em final de ano letivo, o Encontrão assume-se como espaço de encontro da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Monserrate, promovendo a inclusão todos os seus membros. Este ano, centrou-se numa atividade ambiental relevante para a o exercício duma cidadania esclarecida e participativa, capaz de mobilizar conhecimentos, capacidades e atitudes de cada pessoa para a mudança que se impõe neste domínio.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho