Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Empreendedorismo na Diáspora Portuguesa

Braga - Concelho mais Liberal de Portugal

Empreendedorismo na Diáspora Portuguesa

Ideias

2019-04-05 às 06h00

Daniel Bastos Daniel Bastos

Cada vez mais encarado como a chave para o futuro, o empreendedorismo é a palavra de ordem em Portugal e no Mundo, e veio para ficar. Dos estudantes aos empresários, dos jovens desempregados aos de longa duração, da escola è empresa, dos docentes aos decisores económicos, políticos e sociais, a ideia chave é a mesma: é fundamental fortalecer e disseminar uma cultura empreendedora.
Este novo olhar universal, alicerçado no conhecimento e na inovação, na promoção e construção de ideias, na avaliação de oportunidades, na mobilização de recursos, na assunção de riscos e na concretização de iniciativas diferenciadas e de sucesso, tem implementado novos negócios, empresas e projetos que têm dinamizado e impulsionado as economias dos países.
Portugal não foge à regra. O nosso país apresenta na atualidade, ao nível do empreendedorismo, muitos e bons exemplos de casos de sucesso que através da sua capacidade de iniciativa, risco e novas tecnologias, criam os seus próprios projetos que vão dando cartas inclusive além-fronteiras. Um desses mercados, que pelas suas inúmeras potencialidades começam a captar a atenção dos empreendedores lusos, é o da Diáspora Portuguesa, o chamado “mercado da saudade”, formado por milhões de portugueses a viver no estrangeiro.
Um desses exemplos e potencialidades está a ser dinamizado nos últimos anos através do Acervo do Café, um projeto singular ligado ao café, um produto que faz parte indelevelmente da cultura portuguesa, e que foi fundado em 2016 pelo emigrante colecionador e empreendedor luso-suíço Manuel Guedes.
Projetado inicialmente como um acervo museológico de enorme relevância para a história do café português, motivado pelo espirito de colecionador, propensão que esteve na base da compra ou doação de documentos e objetos que estabelecem a relação entre Portugal e o café ao longo do tempo. Encontra-se já no horizonte próximo do Acervo do Café a comercialização de um "Blend" e a efetivação da marca numa perspetiva comercial, em estreita ligação com as comunidades portuguesas, através da elaboração de um produto assente nas características únicas e diferenciadoras do café expresso luso, um produto de eleição dos portugueses espalhados pelo mundo.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

27 Março 2024

Os bobos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho