Correio do Minho

Braga, sábado

Eleições no Corpo Nacional de Escutas

O nível de vida português pode ser ultrapassado pelos países do leste europeu

Escreve quem sabe

2016-12-09 às 06h00

Carlos Alberto Pereira

No passado fim de semana, o Corpo Nacional de Escutas procedeu à escolha dos órgãos nacionais que vão governar o Escutismo Católico Português no próximo triénio, 2017/2019.
Para o órgão executivo nacional, a Junta Central, apresentaram-se duas listas candidatas:
a lista A liderada, pelo dirigente Ivo Faria, acompanhado por: Joaquim Freitas, Ricardo Matos, Raquel Kritinas, José Rodrigues, Sandra Martins, Susana Carvalhosa e Manuel Lavadinho;
a lista B liderada, pelo dirigente Pedro Duarte Silva, acompanhado por: José Carlos Ferreira, Vítor Coelho, João Sousa, Joana Teixeira, Pedro Nogueira, António Theriaga e Roberto Sousa.

Já para o Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional apresentou-se uma única lista, liderada, pelo dirigente António Cerqueira, acompanhado por: António Ventinhas, Silvério Conceição, José Ramos e Joana Teixeira.

O total de eleitores das 20 Regiões, que correspondem às 20 dioceses portuguesas, era de 10.005 dirigentes (para os órgãos nacionais do CNE só os dirigentes podem votar) tendo exercido o seu direito de voto, de forma presencial ou por correspondência, 5.076 eleitores, correspondendo a uma participação de 50,73%, sendo a primeira vez que a abstenção fica aquém dos 50,00%, mais precisamente nos 49,27%.

Na Região (arquidiocese) de Braga o nível de participação foi bastante superior à nacional, uma vez que a abstenção foi relegada para os 37,82%, dado que dos 2.110 dirigentes, 1.312 exerceram o seu direito de voto.

Para a Junta Central foi eleita a lista A, sendo o novo Chefe Nacional, o dirigente da Região de Braga, Ivo Faria, que obteve 2.832 votos, contra os 1.986 votos da lista B, mais 16,66% dos votos.
Para o Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional foi eleita a lista única, sendo o novo presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, o dirigente da Região de Braga, António Cerqueira, que obteve 2.575 votos “sim”, contra os 208 votos “não”, mais 86,51% dos votos.

Pela primeira vez na história do CNE, desde que há eleições para os órgãos nacionais - lembrar que a primeira, só para a comissão executiva, ocorreu nos primeiros dias (entre 2 e 4) de janeiro de 1925 -, os órgãos executivo e fiscalizador do nível nacional são presididos por dois dirigentes da Região de Braga.

Ainda que os resultados sejam provisórios, eles são inequívocos e por isso queremos, enquanto membro deste movimento, deixar uma palavra de agradecimento a todos quantos se disponibilizaram para servir o CNE durante o próximo triénio:

• ao Ivo Faria, chefe nacional eleito, e à nova Junta Central, bem como ao António Cerqueira, presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional (re)eleito, e ao novo CFJN, uma para palavra de estímulo para que possam “trabalhar sem procurar descanso ...”, uma outra de agradecimento por tudo o que vão fazer pelo Escutismo Católico Português e finalmente uma terceira palavra de disponibilidade de cada um dos dirigentes do CNE para ajudar estes dois dirigentes desta Região a materializarem o seu contributo para um CNE cada vez melhor e sempre ao serviço das crianças e dos jovens, numa caminhada de Igreja e com a Igreja.
• Também uma palavra de agradecimento para a candidatura liderada pelo Pedro Duarte Silva pela sua disponibilidade e pelo contributo que deu para o aprofundamento dos dois projetos em escolha.
• Finalmente, uma palavra de profundo agradecimento para aqueles que vão cessar funções, por todo o esforço que fizeram para deixarem o CNE melhor do que o encontraram e, de um modo muito especial, ao Norberto Correia, atual chefe nacional.

A posse dos órgãos eleitos está prevista, segundo o calendário eleitoral publicado, para o fim de semana de 7 e 8 de janeiro próximo, muito provavelmente na Sé Primaz de Braga, arquidiocese onde foi criado o Corpo Nacional de Escutas, no dia 27 de maio de 1923, pelo Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.