Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Eleições autárquicas a 1 de Outubro: consenso total

Prémio Nobel da Medicina

Ideias

2017-03-31 às 06h00

Paulo Monteiro

1 de Outubro foi a data escolhida pelo Governo para a marcação das Eleições Autárquicas de 2017. Uma data que recebeu consenso total de todos os partidos políticos com representação parlamentar bem como da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e da Associação Nacional de Freguesias. De acordo com a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, a data destas eleições terá de ser agora marcada por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência.

Mas a pré-campanha para as ‘Autárquicas’ já há muito que começou em todo o Minho. Para já é certo que duas autarquias vão ter novos presidentes: Póvoa de Lanhoso e Ponte da Barca, uma vez que, devido à limitação de mandatos, tanto Manuel José Baptista como António Vassalo Abreu não podem concorrer. No concelho de Braga também já são conhecidos todos os candidatos partidários à Câmara, onde se destaca o regresso do Bloco de Esquerda, com Paula Nogueira. Ricardo Rio (Juntos por Braga), volta a recandidatar-se, o mesmo acontecendo com Carlos Almeida (CDU). A aposta do Partido Socialista recaiu em Miguel Corais, vice-presidente da Concelhia de Braga do PS liderada por Artur Feio.

Também nas freguesias já são muitas as movimentações. Em várias juntas há recandidaturas mas com os actuais presidentes a mudar de cor política ou a tornarem-se independentes. Em outras freguesias há o regresso de ‘velhos do Restelo’. Esperemos para ver o que vai acontecer. O certo é que o Minho já fervilha com as eleições e os candidatos já estão no terreno a trabalhar.
Ah... e, pelos vistos, como tem vindo a ser tradição é possível haver novo recorde de listas independentes. A ver vamos!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.