Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Eixo Atlântico: 25 anos

A vida não é um cliché

Ideias

2017-06-08 às 06h00

Paulo Monteiro

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular está de parabéns. Celebra 25 anos cheios de sucessos e de êxitos.
O Correio do Minho e a rádio Antena Minho quiseram associar-se a esta grande comemoração, sentindo mesmo a obrigação de estar em cima do acontecimento uma vez que o Congresso do Eixo Atlântico se realiza no Theatro Circo, em Braga.

Ao longo de 25 anos, muitos foram os nomes que fizeram parte da história do Eixo e que contribuíram para que a cooperação entre o Norte de Portugal e a Galiza deixasse de ser un sonho e fosse realidade.

Amanhã, durante a Cerimónia comemorativa do 25.º aniversário vão ser entregues três medalhas comemorativas dos 25 anos a três personalidades que muito fizeram pelo Eixo: Fernando Gomes, Fundador do Eixo Atlântico, e um dos grandes responsáveis para que o Eixo fosse uma realidade; Eneko Landáburu, ex-director-geral da Política Regional da Comissão Europeia e Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia e que recebe a distinção, porque se quer o regresso da Europa que Delors sempre defendeu... uma Europa mais solidária, mais social, de crescimento, de emprego... Uma Europa de todos e para todos nós.

Apesar do secretário-geral do Eixo ter dito há pouco tempo que esta Euro-região só se poder construir com a participação de todos, e de não poder ser de um grupo de elites, o certo é que ficou a ganhar - e muito - nos últimos anos com a presença e o trabalho de três pessoas: Ricardo Rio (actual presidente), José Maria Costa (presidente da Assembleia Geral) e Xoan Vasquez Mao (secretário-geral). Este três homens deram um impulso enorme ao Eixo e trouxeram para o Minho a visibilidade que não tinha, apostando na proximidade com os meios de comunicação social. E nós somos exemplo disso. Parabéns Eixo. A aposta foi ganha. Ou melhor: a aposta vem sendo ganha ao longo de 25 anos...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

22 Outubro 2018

A multidão e a cidadania

22 Outubro 2018

A pretexto de coisa alguma

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.