Correio do Minho

Braga, terça-feira

Educar para prevenir!

Tancos: falta saber quase tudo

Voz às Escolas

2016-12-05 às 06h00

Maria da Graça Moura

Integrado no plano plurianual, realizaram-se na última semana de novembro, no Agrupamento de Escolas André Soares, um conjunto de atividades com a missão de Educar para Prevenir. A Semana da Prevenção “Saúde com Atitude” é uma iniciativa do Programa de “Promoção e Educação para a Saúde” (PES) em articulação com a UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) Assucena Lopes Teixeira, o projeto “+Atitude” da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa de Braga e Serviços de Psicologia do Agrupamento. Este ano contou ainda com a colaboração do grupo disciplinar de Educação Física, uma vez que o tema aglutinador da semana da prevenção foi a promoção da atividade física como fator potenciador de uma vida saudável.

São inúmeras as iniciativas levadas a cabo por equipas empenhadas, que têm como principal missão promover a saúde num contexto escolar. Incluem exposições de trabalhos dos alunos relacionados com a prevenção de comportamentos de risco e promoção de atividades saudáveis, com destaque, este ano, para o tema “Desporto é Saúde”. Palestras de sensibilização sobre IST’s (infeções sexualmente transmissíveis) e Métodos Contracetivos, para os alunos do 9º ano, orientadas pelos enfermeiros da UCC Assucena Lopes Teixeira, exibições do grupo do desporto escolar de Rope Skipping nos Jardins de Infância do Agrupamento, um torneio de Basquetebol e um Peddy Paper dinamizado pelo projeto “+Atitude”.

O ponto alto do programa foi a tertúlia intitulada “Atividade Física, Saúde e Aprendizagem” que se realizou no auditório Braga Simões. Contou com a presença do Coordenador Nacional do Voleibol no Desporto Escolar e do Coordenador Local do Desporto Escolar de Braga, entre outros convidados que muito contribuíram para as sensibilização e promoção de comportamentos adequados e condutores de vida melhor. Foi ainda uma excelente oportunidade para homenagear os alunos que se destacaram nas diversas modalidades do desporto escolar da Escola André Soares no ano letivo anterior e a grande atleta olímpica Tamila Holub, que fez todo o seu percurso educativo básico no Agrupamento André Soares.
Durante a semana o lema foi “Prevenção, é a melhor opção” - Educar para Prevenir no Agrupamento de Escolas André Soares (AEAS).

A mudança de comportamentos é imperativa e é a escola o lugar ideal para semear essa mudança. Realçar a necessidade de equipas multidisciplinares e de apoio a iniciativas deve ser uma tarefa incansável. São excelentes práticas as que se desenvolvem todos os dias nas escolas, apoiadas por parceiros fundamentais, e muitos justamente premiados. O projeto + ATITUDE... foi um dos vencedores do Prémio Europeu de Prevenção 2016, atribuído pelo Grupo Pompidou do Conselho da Europa, sendo um dos três projetos vencedores entre quarenta e sete candidatos e o único português, do European Prize on Drug Prevention. Sendo um dos parceiros estratégicos, o Agrupamento procurará dar continuidade ao desenvolvimento de eventos, atividades e projetos que justifiquem estas distinções. Desta forma, com o envolvimento incansável das equipas de projetos do Agrupamento, se permitirá continuar a apoiar uma população de quase mil crianças e jovens diariamente, ajudando a crescer todos os anos, colaborando ativamente na missão de promover e educar para estilos de vida mais saudáveis junto da comunidade jovem da cidade de Braga.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

15 Outubro 2018

Greve

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.