Correio do Minho

Braga, terça-feira

Educação em direitos humanos!

“Novo tabaco” mata 600 mil crianças por ano

Voz às Escolas

2011-04-11 às 06h00

Maria da Graça Moura

OAgrupamento de Escolas André Soares constitui-se parceiro na organização da II Marcha pelos Direitos Humanos, a realizar a 9 de Maio, no centro da nossa cidade, em parceria com a Biblioteca Pública Lúcio Craveiro da Silva, a Civitas, a Cruz Vermelha e a Escola Secundária Sá de Miranda.

O convite para integrar este grupo de trabalho, na organização desta atividade, foi desde logo aceite pela importância e pertinência na promoção de valores positivos, de equilíbrio, de vivência saudável e harmoniosa, neste momento frágil da vida sociopolítica e económica que o país atravessa e porque sentimos que é da nossa responsabilidade aprovar e saudar iniciativas que colaborem para a construção de um mundo melhor.

O Agrupamento de Escolas André Soares, pela sua constituição, cinco escolas integradas na zona urbana, confronta-se com algumas problemáticas associadas à multiculturalidade e, por isso, tem promovido variadas atividades que permitam facilitar a integração de alunos emigrantes, através do desenvolvimento do sentimento de identidade e pertença, de modo a que cada escola do Agrupamento seja um lugar onde a igualdade de oportunidades, equidade e justiça sejam princípios educativos fundamentais, respeitados e valorizados.

Toda a comunidade escolar está empenhada no processo de educação/aprendizagem intercultural e convertemos as pro-blemáticas associadas a factores sociais, económicos, culturais e de aprendizagem, em desafios que visam o combate de toda a forma de preconceito, de intolerância e de discriminação no espaço escolar e para além dele.

Mais do que nunca, compete à escola, local por excelência de sistematização dos conhecimentos produzidos pela humanida-de, viabilizar um trabalho coletivo no sentido de eliminar todas as formas de discriminação e proporcionar a rica convivência na diversidade, fundada no inclusão de conteúdos, procedimentos, valores, atitudes e comportamentos orientados para a compreensão, promoção e defesa dos direitos humanos.

O Projeto Educativo do Agrupamento, orientador das políticas educativas, tem como gran-de objetivo desenvolver uma cultura escolar orientada para a inclusão e, assim, contribuir para a construção e o alargamento dos processos de cidadania coletiva e ativa.

O tempo e o espaço escolar precisam de ser animados pela esperança de sucesso da cons-trução de uma nova sociedade onde a formação para a cidadania signifique criar, influenciar e consolidar mentalidades, atitudes, hábitos e comportamentos ao serviço da promoção e da vivência de valores tais como: liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, cooperação, tolerância e paz, ou seja, uma educação em direitos humanos.

Sendo este um espaço privilegiado de divulgação de boas práticas vividas nas escolas, é também um local de promoção e de envolvimento em actividades que englobam, que dizem res-peito a toda a sociedade. É também esse o nosso objectivo.

A escola, palco de todos os saberes, portadora de tantas sacolas mais ou menos carregadas de ansiedade, promotora de crescimento e formação em equilíbrio, é o lugar de destaque para restabelecer a alegria e a confiança nos alunos, nas crianças e jovens que a frequentam, através de actividades que verdadeiramente desenvolvem competências necessárias para um futuro mais promissor e menos comprometido, onde todos tenham um lugar de e por direito, independentemente da sua origem. E onde todos aprendem a responsabilidade de cada um na conquista da felicidade!
É o que tentamos!

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