Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Eco-Escolas

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Ideias

2014-02-05 às 06h00

Pedro Machado

Realizou-se em Braga, de 24 a 26 de Janeiro, o Seminário Nacional Eco-Escolas, subordinado ao tema Agricultura Familiar. Trata-se de um evento de nível nacional que contou com a presença de cerca de 400 participantes, entre professores, técnicos de municípios e empresas, para debater as questões do Ambiente e Ecologia.

Paralelamente decorreu uma Eco-Mostra na qual, empresas, escolas e outras instituições puderam dar a conhecer o trabalho desenvolvido na área do Ambiente e Sustentabilidade.
Congratulamo-nos por se ter realizado em Braga, dando visibilidade à nossa região e impulsionado a atenção dada às questões ambientais. Espero também que, com estes exemplos de boas práticas, mais escolas da nossa região se tornem também Eco-Escolas.

O projeto Eco-Escolas tem como objetivo principal encorajar ações e premiar o trabalho desenvolvido na área da sustentabilidade, tendo o foca na sensibilização dos mais novos e na população envolvente.
As escolas participantes devem trabalhar três temas base: Água, Resíduos e Energia e ainda um tema anual, evidenciando os resultados das ações implementadas. Mediante as evidências de cumprimento do programa, recebe um galardão, a Bandeira Verde.

Neste ano, o projeto Eco-Escoals celebra o 18.º Aniversário. Ao longo destes anos, já envolveu 12225 escolas, cerca de 4 milhões e meio de alunos e mais de 50 mil professores, números impressionantes de um projeto que já atravessou duas gerações de alunos, que mudaram o panorama nacional em matéria de educação e consciência ambiental.

Atualmente são mais de 1200 escolas, em 230 municípios, maioritariamente do Ensino Básico.
O projeto Eco-escolas é muito importante para fomentar as preocupações ambientais nas escolas, locais por excelência para serem transmitidas a toda a comunidade: alunos, professores, funcionários, pais e outros familiares, bem como à comunidade onde estão inseridas.
Na nossa experiência facilmente podemos comprovar este envolvimento, no trabalho desenvolvido por Eco-escolas dos municípios da área de abrangência da Braval.

Muitas delas são nossas parceiras ativas na distribuição e recolha de óleões, bem como de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, nas quais envolvem toda a comunidade.
O Seminário Eco-Escolas foi um momento por excelência para chamar a atenção para este tema, nomeadamente na nossa região, através da imprensa que acompanhou o evento. Para os participantes foi uma oportunidade de co-aprendizagem e troca de experiência, contribuindo para a difusão de novas ideias e boas práticas, que agora poderão ser implementadas noutros locais.

Há que louvar o trabalho e dedicação dos professores envolvidos, que são incansáveis, pois só com o seu empenho é possível implementar estes projetos e não os deixar esmorecer ao longo dos anos.
Bem-haja!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.