Gerir trabalho docente presencial / ensino à distância simultâneo
Ideias
2014-02-05 às 06h00
Realizou-se em Braga, de 24 a 26 de Janeiro, o Seminário Nacional Eco-Escolas, subordinado ao tema Agricultura Familiar. Trata-se de um evento de nível nacional que contou com a presença de cerca de 400 participantes, entre professores, técnicos de municípios e empresas, para debater as questões do Ambiente e Ecologia.
Paralelamente decorreu uma Eco-Mostra na qual, empresas, escolas e outras instituições puderam dar a conhecer o trabalho desenvolvido na área do Ambiente e Sustentabilidade.
Congratulamo-nos por se ter realizado em Braga, dando visibilidade à nossa região e impulsionado a atenção dada às questões ambientais. Espero também que, com estes exemplos de boas práticas, mais escolas da nossa região se tornem também Eco-Escolas.
O projeto Eco-Escolas tem como objetivo principal encorajar ações e premiar o trabalho desenvolvido na área da sustentabilidade, tendo o foca na sensibilização dos mais novos e na população envolvente.
As escolas participantes devem trabalhar três temas base: Água, Resíduos e Energia e ainda um tema anual, evidenciando os resultados das ações implementadas. Mediante as evidências de cumprimento do programa, recebe um galardão, a Bandeira Verde.
Neste ano, o projeto Eco-Escoals celebra o 18.º Aniversário. Ao longo destes anos, já envolveu 12225 escolas, cerca de 4 milhões e meio de alunos e mais de 50 mil professores, números impressionantes de um projeto que já atravessou duas gerações de alunos, que mudaram o panorama nacional em matéria de educação e consciência ambiental.
Atualmente são mais de 1200 escolas, em 230 municípios, maioritariamente do Ensino Básico.
O projeto Eco-escolas é muito importante para fomentar as preocupações ambientais nas escolas, locais por excelência para serem transmitidas a toda a comunidade: alunos, professores, funcionários, pais e outros familiares, bem como à comunidade onde estão inseridas.
Na nossa experiência facilmente podemos comprovar este envolvimento, no trabalho desenvolvido por Eco-escolas dos municípios da área de abrangência da Braval.
Muitas delas são nossas parceiras ativas na distribuição e recolha de óleões, bem como de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, nas quais envolvem toda a comunidade.
O Seminário Eco-Escolas foi um momento por excelência para chamar a atenção para este tema, nomeadamente na nossa região, através da imprensa que acompanhou o evento. Para os participantes foi uma oportunidade de co-aprendizagem e troca de experiência, contribuindo para a difusão de novas ideias e boas práticas, que agora poderão ser implementadas noutros locais.
Há que louvar o trabalho e dedicação dos professores envolvidos, que são incansáveis, pois só com o seu empenho é possível implementar estes projetos e não os deixar esmorecer ao longo dos anos.
Bem-haja!
01 Março 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário