Correio do Minho

Braga, sexta-feira

É hora do apelo ás famílias e aos jovens candidatos ao ensino superior

Portugal Menos, Portugal Mais

Ideias

2014-07-05 às 06h00

Rui Teixeira

Caras Famílias e Jovens Candidatos ao Ensino Superior.

Aproxima-se um momento supremo da vida de muitos milhares de famílias e dos seus filhos: é o momento de escolher um futuro, pela escolha de um curso superior e de um estabelecimento de ensino. É o momento de escolher uma profissão e os parceiros que os vão acompanhar no difícil trajeto da sua aquisição.

Podem ser muitas as razões para que se duvide das vantagens de optar, hoje, por um curso superior, tais são as agruras e as contradições da vida que estamos a viver. Mas, se lermos bem o mundo, essas dúvidas desaparecerão num instante: o único caminho seguro para enfrentar um futuro, tão inseguro, como aquele que nos espera, é, e apenas, o da aposta na qualificação das pessoas, em particular, dos jovens.

Proporcionar uma qualificação aos filhos, através de uma educação e formação superiores exigentes e de qualidade, terá de ser a maior das preocupações das famílias, a maior das vontades dos jovens e o maior desígnio do país. Só assim haverá mudança. Só assim sairemos da condição em que vimos escrevendo a nossa história, como povo.

A necessidade (básica) de proporcionar uma formação superior aos jovens não pode esbarrar nas dificuldades económicas das famílias e do momento. As famílias com maiores dificuldades económicas dispõem, hoje, de um conjunto de ajudas que lhes permitem cumprir essa missão. Informem-se nas instituições de ensino superior. Um adulto sem qualificações é um adulto que custa muito caro ao país e um grande peso para a sociedade no seu todo.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] é uma referência no ensino superior do nosso país. Há dias, a imprensa nacional, deu a notícia que um ranking de universidades, elaborado pela Comissão Europeia, coloca o IPVC nas primeiras dez melhores instituições de ensino superior em Portugal, entre as mais de cento e cinquenta existentes, públicas e privadas. Este é o resultado da qualidade das pessoas (alunos, funcionários e professores) que dão vida à nossa Instituição e da qualidade do trabalho que realizamos. Muitas das mais de 15 000 pessoas que escolheram o IPVC para se qualificarem são, hoje, cidadãos empenhados, profissionais de sucesso e prestigiados empreendedores.

Conheçam, no nosso site, a nossa oferta formativa. Temos uma oferta muito diversificada de Cursos de Especialização Tecnológica (CET), Licenciaturas, Mestrados e Pós-Graduações e, este ano e de modo piloto, ofereceremos, já, também, os novos Cursos Técnicos Superiores Profissionalizantes. Em toda a nossa oferta formativa encontrarão um “chão” sólido para o vosso futuro. O reconhecimento, nacional e internacional, da qualidade e mérito desta Instituição constitui uma importante garantia adicional para a vossa opção. Em cada um dos nossos antigos alunos encontrarão, por sua vez, um testemunho vivido da nossa vontade de bem servir.

Se o IPVC vier a ser a Vossa opção teremos, à vossa espera, um corpo docente e não-docente dos mais qualificados do país e quase cinco mil colegas, das vossas e de outras idades, de várias regiões e nacionalidades, de múltiplas áreas de formação, que partilharão, convosco, uma fecunda vida académica e cultural. Gozarão, igualmente, da proximidade do nosso mundo empresarial, social e político, dada a proatividade, permanente interação e cumplicidade da Instituição com o desenvolvimento da região - a nossa grande causa.

Acreditem, por fim, que teremos um enorme orgulho em nos revermos no sucesso do trajeto pessoal de cada um de vós, como cidadãos e como profissionais.
À vossa espera.
Consultem-nos em www.ipvc.pt

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.