Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

E agora?

A Biblioteca Escolar – Um contributo fundamental para ler o mundo

Ideias

2016-06-24 às 06h00

J.A. Oliveira Rocha J.A. Oliveira Rocha

E agora depois de três empates sofridos com três países secundários no mundo futebolístico, o que vai ser do ego dos portugueses? Andavam tão em baixo que lhes prometeram ganhar o euro e sublimar as frustrações de um país sem futuro.

Os portugueses acreditaram piamente numa vitória salvífica. E o Ronaldo reincarnava este sonho. Os emigrantes que esperavam momentos de glória, mas vão voltar ao seu trabalho cabisbaixos e desanimados, à espera de um D. Sebastião que traga de volta o império perdido.
Mas será que o futebol é maléfico? Não. Só que transformado em único símbolo de sucesso de um povo é simplesmente mistificador.

Mas entretanto, os problemas continuam. O sistema financeiro ameaça falência completa com o governador do Banco de Portugal a fazer não se sabe o quê. Só ele é que parece não saber que não passa de um mangas de alpaca do BCE e que nada regula. Linda elite financeira estes gestores financeiros!... E, todavia passeiam-se empertigados e engravatados, como se nada fosse com eles. E nada foi com eles porque esta esta elite sobrevive desde o século XlX sem que nada lhes aconteça.

Entretanto, os monopólios, quase todos vendidos a estrangeiros, continuam a esmifrar os portugueses. Falam os políticos em rendas excessivas, mas não foram os mesmos que negociaram estas rendas? O país é presa desta canalha de bem sucedidos. Acreditavam alguns ingénuos que era deste modo que o país se modernizava, esquecendo-se que nunca a regulação funcionou e que a breve trecho os reguladores dariam o salto para os grupos regulados. Aliás como fazem os políticos que do governo e do Parlamento deslizam para os setores que tutelavam.

Começo a pensar como o rei D. Carlos que afirmava que este país não é um país, mas uma choldra.
Sem ser cínico penso que apesar de tudo, o futebol poderia ser um momento de descontração. Talvez Nossa Senhora de Fátima nos ajude…

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

30 Novembro 2020

Um Natal diferente

29 Novembro 2020

O que devemos aos políticos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho