Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Duas gerações de excelência

Plano, Director e Municipal …

Voz às Escolas

2018-10-24 às 06h00

Joaquim da Silva Gomes Joaquim da Silva Gomes

Na passada sexta-feira, dia 19 de outubro, realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios de mérito escolar aos alunos do Agrupamento de Escolas de Maximinos.
As duas maiores escolas deste Agrupamento, a Escola Secundária de Maximinos e a Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo Frei Caetano Brandão, necessitam com urgência de uma requalificação, embora para a Escola Secundária esta esteja prevista, ainda para este ano de 2018.

Convém lembrar que este Agrupamento de Escolas não tem um pavilhão próprio onde os seus alunos possam desenvolver a prática de Educação Física em igualdade com outras escolas desta região. Convém lembrar, ainda, que nas escolas deste Agrupamento não há um auditório, nem sequer uma sala com honorabilidade que possa receber, por exemplo, uma cerimónia de mérito e excelência, como a que se realizou no passado dia 19 de outubro.
Apesar de estarmos em estabelecimentos de ensino sem as condições desejadas, há a destacar a dedicação de toda a nossa comunidade educativa para que os nossos alunos obtenham sucesso no seu percurso académico.
Deste modo, celebramos os cerca de 250 alunos que conseguiram mérito escolar, destacando-se, também, os 84 alunos de excelência! Os alunos deste Agrupamento são de mérito e de excelência e conseguem resultados de sucesso desde o Primeiro Ciclo até ao Secundário e daí são encaminhados para o Ensino Superior, onde muitos acabam por se destacar.

No entanto, este Agrupamento não se afirma apenas pelos bons resultados escolares dos alunos. Os valores da amizade, da solidariedade e da cidadania são também desenvolvidos e valorizados. A cidadania revelada pelos alunos deste Agrupamento não tem paralelo. A sua dedicação e a sua humildade fazem deles cidadãos de referência da escola, mas também da sociedade.
Esta geração de alunos de sucesso não seria possível sem o apoio e a dedicação dos pais e encarregados de educação, pois estes constituem um dos pilares de suporte e de sucesso dos seus filhos e educandos. São, por isso, duas gerações de excelência das quais nos orgulhamos!

No entanto, esta geração de bons alunos não foi possível, também, sem a dedicação e o profissionalismo dos professores e de todos os membros desta comunidade educativa. Neste contexto, é importante destacar que, dos 64 alunos matriculados no 12º ano, 57 deles conseguiram entrar no ensino superior, o que significa uma percentagem de 89%! Torna-se ainda importante referir que a maioria destes alunos entrou na sua primeira opção de curso superior! Creio que poucas escolas, poucos Agrupamentos, poderão orgulhar-se de resultados tão meritórios como estes!
Esta geração de alunos, de mérito e de excelência, constitui o contributo de qualidade que este Agrupamento entrega à sociedade e esperamos que possa contribuir para um país mais justo e com os valores de humanismo e de tolerância sempre presentes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho