Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Dolceta (www.dolceta.eu)

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Escreve quem sabe

2013-05-11 às 06h00

Fernando Viana

Dolceta é um portal que visa a educação dos consumidores europeus através da Internet, envolvendo todos (27) os países da União Europeia e financiado pela Comissão Europeia.
Está dividido em duas grandes áreas. Uma delas visa dar informação útil e interessante aos consumidores sobre os seus direitos, os serviços públicos essenciais, a segurança dos produtos à venda no mercado, o consumo sustentável ou os serviços financeiros.

A segunda área, destinada a professores e formadores, fornece conteúdos que podem ser utilizados na preparação e dinamização de aulas, ações de formação sobre a educação do consumidor, a literacia financeira ou o consumo sustentável.

De acesso e consulta extremamente fácil, qualquer cidadão consegue de forma rápida e clara obter informação relacionada com o consumo. Por exemplo, caso queira ficar mais esclarecido sobre a segurança dos produtos à venda, pode ficar a saber em que consiste a obrigação de segurança geral dos produtos (que significa no fundo que o vendedor apenas pode comercializar produtos seguros; que um produto seguro é aquele bem que em condições normais de utilização, não apresente quaisquer riscos ou apresente apenas riscos reduzidos compatíveis com a sua utilização e considerados conciliáveis com um elevado nível de proteção da saúde e segurança dos consumidores) ou a quem compete a responsabilidade pelos produtos defeituosos, ou ainda de que modo é garantida a segurança dos produtos, de que forma as imitações podem ser perigosas ou ainda a quem recorrer em busca de ajuda.

A má notícia é que este portal de Internet que durante vários anos foi uma importante fonte de apoio para consumidores e educadores de toda a Europa, vai ficar “offline” no dia 30 de Junho de 2013, ou seja vai deixar de estar disponível para os utilizadores.
Segundo informação constante do portal, os melhores recursos do Dolceta foram transferidos para um novo sítio web de Educação do Consumidor denominado “Consumer Classroom” (disponível em www.consumerclassroom.eu), o qual oferece recursos pedagógicos de qualidade para proporcionar aos jovens dos 12 aos 18 anos todas as competências de educação para o consumo que necessitam.

Caso pretenda saber mais informação sobre este assunto, não deixe de contactar o CIAB, em Braga, correio eletrónico: geral@ciab.pt; em Viana do Castelo, correio eletrónico: ciab.viana@cm-viana-castelo.pt ou diretamente numa das Câmaras Municipais da sua área de abrangência.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.