Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Doença Inflamatória Intestinal

Os bobos

Voz à Saúde

2015-06-02 às 06h00

Fátima Costa Fátima Costa

A doença inflamatória intestinal caracteriza-se por uma inflama-ção intestinal crónica, sendo subdividida em Doença de Crohn e Colite Ulcerosa.
A Doença de Crohn é uma inflamação crónica que pode afetar qualquer parte do tubo digestivo. Atinge com mais frequência o intestino delgado no seu segmento terminal, o íleo. A doença geralmente tem períodos de surto e remissão.

Os sintomas são vários uma vez que pode afetar qualquer parte do tubo digestivo. Os mais frequentes são diarreia, dor abdominal e perda de peso. Pode haver também dores nas articulações e lesões na pele. Na região perianal, pode surgir fissuras, fístulas (aberturas anormais do intestino na superfície da pele, perto do ânus) e abcessos.
A Colite Ulcerosa afeta a camada interna (mucosa) que reveste o intestino grosso (cólon), apresentando-se com inflamação e úlceras que podem causar perdas de sangue e muco. Tem períodos de surtos e remissão em que a doença fica adormecida.

A sintomatologia passa por dejeções diarreicas, com sangue, cólicas abdominais e urgência para defecar. Pode também haver queixas de dor nas articulações e lesões na pele.
A origem desta patologia ainda não está totalmente esclarecida mas pensa-se que estão presentes componentes genéticos e ambientais.

Para o diagnóstico desta doença efectuam-se exames de sangue e colonoscopia com biópsia das áreas suspeitas. Pode ser necessário realizar outros exames consoante as queixas do doente.
O tratamento passa por medicação que permite diminuir a inflamação do intestino. Existem diferentes tipos de medicamentos sendo selecionados consoante os sintomas e a agressividade da doença.

Apesar de se tratar de uma doença crónica com surtos e remissões esta é controlada através da medicação sendo a cirurgia direcionada para os casos mais graves.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho