Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Doença Celíaca - o que é?

Jornais centenários: unanimidade no Parlamento

Voz à Saúde

2015-05-05 às 06h00

Fátima Costa

A Doença Celíaca é uma patologia hereditária que atinge o intestino delgado causando inflamação e atrofia do mesmo, sendo desencadeada pela ingestão de glúten. O glúten é uma proteína e encontra-se presente no trigo, cevada e centeio.

A doença pode manifestar-se em qualquer idade e em ambos os géneros. Pensa-se que 1% da população em todo o mundo seja afetada por esta patologia. Contudo, o diagnóstico pode demorar anos ou não chegar a ser efetuado. Quando diagnosticada na infância, os sintomas surgem habitualmente entre os 6 e 24 meses após a introdução de cereais na alimentação.

Os sintomas mais frequentes na infância são diarreia e distensão abdominal. Pelo facto da Doença Celíaca cursar com má absorção de nutrientes pode condicionar atraso de crescimento e anemia. No adulto, para além dos sintomas intestinais pode ocorrer emagrecimento, cansaço fácil e anemia pela má absorção do ferro.

O tratamento passa por uma dieta isenta de glúten, indefinidamente. A modificação da dieta permite a resolução dos sintomas e das alterações intestinais. Contudo, a reintrodução de glúten, mesmo em pequenas quantidades, provoca o reaparecimento dos sintomas.

Atualmente existem produtos alimentares sem glúten. Esta informação deve estar presente nos rótulos dos produtos ou apresentar o símbolo de ausência de glúten.
Em Portugal, existe a Associação Portuguesa de Celíacos (www.celiacos.org.pt), onde pode encontrar informação útil sobre a Doença Celíaca, nomeadamente receitas/produtos sem glúten e pontos de venda.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.