Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Diplomas em tempo de 130.º aniversário

O Natal e a Luz da Paz de Belém

Voz às Escolas

2018-11-14 às 06h00

Manuel Vitorino

Este ano, o Dia do Diploma do Agrupamento de Escolas de Monserrate realizou-se em duas sessões separadas, devido a contingências logísticas. A primeira, realizada no dia 24 de Outubro, foi destinada aos alunos do ensino básico; a segunda, no dia 26 de Outubro, contemplou os alunos do ensino secundário.
Para além do acto simbólico em si, esta iniciativa valoriza os resultados académicos e sociais da escola, envolvendo a comunidade no reconhecimento do mérito de cada criança/jovem, integrando para além das classificações obtidas, outras dimensões que concorrem para uma formação integral da pessoa.

Por isso, assumiu-se como um espaço para dar asas à criatividade, à valorização das artes e das expressões, com momentos musicais e de dança, que mostram outras capacidades desenvolvidas pelos nossos alunos.
A presença de centenas de alunos, pais e encarregados de educação e convidados, ajuda a cimentar relações que enriquecem o ambiente educativo e a reforçar a co-responsabilização de todos os atores na prossecução da missão da escola.
Neste âmbito, gostaria de enfatizar a colaboração dos nossos parceiros, designadamente, do Rotary Clube de Viana do Castelo, que atribuiu 10 bolsas aos melhores alunos – 5 dos cursos profissionais e 5 dos cursos científico-humanísticos –, numa iniciativa que teve o apoio da Fundação Rotária Portuguesa e da Fundação da Caixa do Noroeste, num total de 3 mil euros.

Foi também na sessão, dedicada aos alunos do ensino secundário, que evocamos o 130.º aniversário da Escola Secundária de Monserrate. São muitos anos, várias designações, sucessivas gerações de pessoas - alunos, professores, funcionários, - que ajudaram a criar a identidade e a memória coletiva desta instituição, que se constitui como uma referência do ensino e da formação, na cidade e na região.
Em todas as áreas do saber e nos diversos setores económicos e sociais, encontrámos muitas pessoas, que se orgulham de Monserrate e da marca indelével da sua passagem por esta escola.

É uma responsabilidade acrescida para nós, que trabalhamos para cumprir a missão da escola, num tempo de múltiplos desafios, induzidos pela imprevisibilidade e mudança permanente.
Celebramos este aniversário, com uma atenção especial aos nossos alunos, com a atribuição dos diplomas aos que concluíram o ensino secundário e aos que se distinguiram pelo seu mérito académico, cívico e desportivo.
Estou certo que é o melhor tributo que podemos prestar ao Agrupamento e à Escola Secundária de Monserrate, em tempo de aniversário, reconhecendo o sucesso dos nossos alunos, do seu trabalho empenhado e das suas famílias bem como dos profissionais desta escola e deste agrupamento que para isso contribuem, dedicadamente, a cada ano que passa.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.