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Dia mundial do Sono. Vamos dormir sobre o assunto?

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Dia mundial do Sono. Vamos dormir sobre o assunto?

Voz à Saúde

2021-03-16 às 06h00

Cátia da Silva Teixeira Cátia da Silva Teixeira

Todos nós sentimos a necessidade de descansar. Afinal, o corpo o humano, apesar de toda a sua complexidade, não é uma máquina e precisa repor a sua energia pela alimentação e pelo sono. Mas, será que o sono só serve para nos fazer relaxar? Sempre ouvimos que o ideal é dormir oito horas por dia e isso não é exagero. Durante o sono, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Por isso, o sono é tão importante para nossa saúde.
Estudos científicos evidenciaram uma relação significativa entre a falta de sono e múltiplas condições clínicas, como a depressão, obesidade, a diabetes mellitus tipo 2, a hipertensão, o enfarte agudo do miocárdio e a disfunção erétil.
Cerca de 45% da população mundial é afetada por distúrbios de sono. De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono, 21% dos adultos dorme menos de seis horas por dia. Estima-se que 25% dos portugueses sofre de insónia crónica, com especial incidência nas mulheres e idosos.
Como promover uma boa noite de sono
• Crie rotinas, nomeadamente horários para acordar e para deitar.
• Procure a exposição solar, no período da manhã, pois ajuda na regulação do nosso ritmo circadiano.
• Realize atividade física regular, preferencialmente nas primeiras horas diárias.
• Reduza o consumo de bebidas alcoólicas, cafeinadas ou açucaradas, evite refeições pesadas ao jantar.
• Durma uma sesta curta. Sestas prolongadas e tardias devem ser evitadas.
• Crie um ambiente confortável para potenciar o sono: durma num espaço escuro, silencioso e com uma temperatura adequada (idealmente 16-20ºC).
• Evite a exposição à luz dos écrans dos dispositivos eletrónicos nas últimas horas antes de adormecer.
• Opte por atividades que promovam o relaxamento, como um banho de água quente 1 a 2 horas antes de adormecer ou momentos de leitura.
• Quando o cumprimento de todas estas recomendações não é suficiente para obter um sono de qualidade, consulte um médico especialista.
Não se esqueça: a prevenção é a melhor Saúde. Bons sonhos!

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