Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Dia Mundial do Ambiente

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Ideias

2016-06-08 às 06h00

Pedro Machado

Domingo, dia 5 de junho, celebrou-se o Dia Mundial do Ambiente e da Ecologia, estabelecido em 1972, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, para marcar a abertura da Conferência sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.
Este foi o primeiro passo para que a ONU e governos de diversos países evidenciassem a necessidade de prestar mais atenção ao meio ambiente e nos resultados que a poluição desenfreada ocasionava na Natureza.

Desde aí, tornou-se um dos principais veículos das Nações Unidas para estimular a consciência global sobre o meio ambiente e encorajar iniciativas de sensibilização ambiental.
Para a Braval, o dia 5 de junho é um dia importantíssimo, pois constatámos que a preocupação ambiental se estende a muitas outras instituições. Como tal, pudemos comemorar e colaborar com outras instituições esta data.

No domingo, a Braval abriu as portas do Ecoparque a cerca de 20 famílias interessadas em conhecer o destino dos sus resíduos. Congratulo-me pelo interesse despertado e pela consciência ambiental que adquiriram na visita e que, com certeza, transmitirão aos seus familiares e amigos.
Sendo as crianças um público tão absorvente, é uma das maiores apostas da Braval, para que, adultos de amanhã, tenham esta sensibilidade enraizada, por isso, recebemos a visita e estivemos presentes em escolas, levando a mensagem da importância da reciclagem, junto dos mais novos.
Outras instituições assinalaram também o Dia Mundial do Ambiente com diversas iniciativas e eventos, com a preocupação comum de alertar para a importância de preservar os recursos naturais.

É fundamental que esse tipo de ações, importantíssimas sem dúvida, sejam realizadas também ao longo de todo o ano, nas escolas, nas empresas, mas também em casa, nos locais de lazer, pois só assim existe uma efetiva melhoria da qualidade de vida ambiental.
O desenvolvimento sustentável é o único capaz de preservar os recursos naturais e as condições de vida saudável, para as gerações futuras. Para que isto ocorra, a educação ambiental tem uma importância extraordinária, porque consciencializa e altera os padrões de comportamento do ser humano em relação à Natureza.

Consciente disso, a Braval aposta, desde a sua criação, na sensibilização/educação ambiental da população, nomeadamente para a separação dos resíduos recicláveis.
É fundamental que a consciência da importância da reciclagem seja posta em prática no dia-a-dia e que os resíduos sejam colocados nos ecopontos, nos pontos eletrão, nos óleões, nos pilhões...
Só assim teremos um futuro ambientalmente sustentável!
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.