Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Dia Mundial da Terra

Sinais de pontuação

Ideias

2010-04-14 às 06h00

Pedro Machado

Assinala-se no dia 22 de Abril, no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, o ‘Dia Mundial da Terra’.
A data foi criada nos Estados Unidos da América em 1970, com o primeiro protesto contra a poluição, convocado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, e passou a ser comemorada, por outros países, na década de 90, numa altura em que o ambiente não era incluído em nenhuma agenda política.
Este ano celebra-se o 40.º Aniversário do Dia da Terra, sob o lema ‘Geração Verde’.

Segundo o site da organização Earth Day Network “o mundo está hoje em maior perigo do que nunca, mas também há oportunidade sem precedentes para construir um novo futuro. O Dia da Terra tem o poder de trazer avanços históricos na política climática, energias renováveis e empregos verdes. Pretende-se gerar um ‘Bilião de Actos Verdes’, ou seja, que milhões de pessoas assumam compromissos pessoais para a sustentabilidade, mobilizando o poder do povo para criar a mudança. Estes compromissos podem ser pequenos passos nas nossas casas, escolas e empresas que, no conjunto, serão uma enorme acção colectiva”.

A organização apela a que as pessoas realizem pequenos actos como: separar os resíduos para reciclagem, não usar copos descartáveis, dizer não à publicidade na caixa de correio, usar os transportes públicos, reciclar os cartuxos da impressora e oferecer o velho equipamento informático. Antecedendo a comemoração do dia Mundial da Terra, realizam-se, nos dias 17 e 18 de Abril, as Jornadas Globais de Serviço, que envolvem acções de voluntariado, com a participação de milhares de pessoas, a realizar em parques, praias, escolas ou florestas. A ideia é realizar acções que se tornem parte da solução para as alterações climáticas, tais como: plantação de árvores, moderni-zações em termos de eficiência energética, protecção da água, criação de jardins urbanos e reflorestação.

“O 40.º Dia da Terra é uma oportunidade crucial para as pessoas, instituições e governos se reunirem para criar uma economia global verde. Os nossos esforços coordenados hoje, serão reconhecidos pelas futuras gerações como um ponto de viragem”.
No dia 24 de Abril, a Earth Day Network propõe um Dia Global de Celebração das conquistas feitas através dos Actos Verdes, organizando 40 eventos em todo o mundo. O evento principal terá lugar em Washington, DC, mas serão realizados outros em cidades como Londres, Bombaim, Sidney, Rio de Janeiro, Pequim, Tóquio e Barcelona.
A 22 de Abril, realize você também o seu Acto Verde, celebrando o Dia Mundial da Terra.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.