Exige-se: direito à habitação
Ideias
2023-05-31 às 06h00
Assinalou-se no dia 29 de maio, assinalou-se o Dia Mundial da Energia, que tem como objetivo, sensibilizar e motivar as pessoas para a necessidade de serem desenvolvidas estratégias de eficiência e poupança energética, para além de alertar sobre os impactos ambientais e a importância de preser- var os recursos naturais.
Também no próximo dia 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Ambiente e da Ecologia, estabelecido em 1972, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, para marcar a abertura da Conferência sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Outra decisão, foi a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, responsável por incentivar a capacidade de agir internacional e nacionalmente para a proteção do meio ambiente, no contexto do desenvolvimento sustentável.
A poupança de energia em nossas casas, para além dos benefícios em termos de poupança económica, está também intimamente ligada à defesa do Ambiente, nomeadamente com a proteção de recursos que são escassos.
O chamado desenvolvimento sustentável é o único capaz de preservar os recursos naturais e as condições de vida saudável, para as gerações futuras. Para que isto ocorra, a educação e sensibilização ambiental tem uma importância extraordinária, porque consciencializa e altera os padrões de comportamento do ser humano em relação à Natureza.
Temos cada vez mais de massificar a educação e sensibilização ambiental dos jovens pois, infelizmente, verifica-se que os adultos parecem incapazes de alterar comportamentos.
Em termos de energia, as metas que Portugal se propõe atingir até 2030 apontam para que 80% da energia consumida tenha origem em energias renováveis e que haja uma redução entre 45% e 55% das emissões de gases com efeito de estufa relativamente aos níveis de 2005.
No Ecoparque Braval, a valorização energética do biogás produzido no aterro sanitário e na Central de Valorização Orgânica permitiu, em 2022, a introdução de 3.672,92 MWh de energia na Rede Elétrica Nacional. Desde 2010, já foram introduzidos 81,6 MWh de energia na rede.
A energia, nas suas diferentes formas e aplicações é, atualmente, um fator importantíssimo no desenvolvimento económico e social de um país. Como sabemos, por vezes felizmente, por vezes infelizmente, quase tudo o que acontece ao nosso redor depende da energia.
A poupança de energia em nossas casas, para além dos benefícios em termos de poupança económica, está também intimamente ligada à defesa do Ambiente, nomeadamente com a proteção de recursos que são escassos.
Por outro lado, ao efetuar a separação de resíduos está a contribuir para a poupança energética, pois reciclar a maior parte dos materiais gasta menos energia do que a produção a partir da matéria-prima, matérias-primas essas cada vez mais escassas.
Os Dias Mundiais são fundamentais para pôr o foco nestas questões, no entanto, questiono-me: será que esta preocupação se mantém no resto do ano ou apenas serve para assinalar mais um dia no calendário? É fundamental que estas ações, importantíssimas, sejam realizadas também ao longo de todo o ano, nas escolas, nas empresas, mas também em casa, nos locais de lazer, pois só assim existe uma efetiva melhoria da qualidade de vida ambiental.
Todos temos de alterar comportamentos, estamos a matar o nosso Planeta!
Ajude-nos, ajudando-se!
26 Setembro 2023
25 Setembro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário