Correio do Minho

Braga, terça-feira

Dia Mundial da Árvore: reciclar papel para proteger a floresta

O conceito de Natal

Ideias

2018-03-21 às 06h00

Pedro Machado

Comemora-se hoje, dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore. Depois dos trágicos incêndios de junho e outubro de 2017, a reflorestação e proteção das florestas está, mais do que nunca, na ordem do dia.
Nos últimos meses têm-se sucedido diversas iniciativas de reflorestação, imprescindíveis sem dúvida. Mas, para além de reflorestar, temos acima de tudo de pensar em proteger a floresta existente, quer com as medidas de proteção contra os incêndios, quer sobretudo com os nossos comportamentos quotidianos: Separar o papel/cartão usados para reciclar é fundamental.
Nas palestras de educação ambiental massificamos o discurso de que, ao reciclar uma tonelada de papel, deixam-se de matar cerca de 20 árvores adultas, poupa-se 400 m3 de água (o equivalente ao consumo diário de 1200 pessoas) e 500 KW / hora de energia (suficiente para iluminar uma casa durante um ano inteiro). Reciclando uma tonelada de papel diminui-se em 75% as emissões atmosféricas, em 25% as descargas para o meio aquático e em 45% o consumo de oxigénio durante o processo.

Em 2017, na área da Braval, foram recolhidas 6.891 toneladas de papel/cartão, o equivalente a 137.820 árvores! Em 17 anos de recolha seletiva já foram poupadas quase 2 milhões de árvores, mas podiam ser muitas, muitas mais!...
Temos de chegar às 25.000 toneladas/ano de resíduos enviados para reciclar, logo há que continuar a sensibilizar para a importância da reciclagem.
Sempre que não separar o seu papel usado, lembre-se que está a contribuir para o abate de mais uma árvore.

Para além disso, e como amanhã se assinala o Dia Mundial da Água, reciclar papel poupa também no consumo de água, pois reciclar reduz o consumo de água em 85%, relativamente à produção a partir da matéria-prima.
A terminar esta semana, tão significativa em termos ambientais, realiza-se no sábado, dia 24 de março, a Hora do Planeta. Entre as 20h30 e as 21h30, será desligada a iluminação, em muitos locais públicos e monumentos, unindo cidades em todo o Mundo com o objetivo de sensibilizar para proteção do planeta.
Espero que estas datas não passem indiferentes à maioria, pois foram criadas com um propósito de chamar a atenção para estas causas e que a proteção do Ambiente passe a ser uma prioridade para toda a população.
Reciclar é aumentar a vida dos nossos recursos cada vez mais escassos, aumente assim, a sua.
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

11 Dezembro 2018

Orçamanto

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.