Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Dia Internacional da Reciclagem

A Biblioteca Escolar – Um contributo fundamental para ler o mundo

Dia Internacional da Reciclagem

Ideias

2020-05-13 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

Passadas 4 semanas da declaração do Estado de Emergência, derivado da Pandemia da COVID-19, conseguimos para já, lamentavelmente com algumas baixas e com grande sofrimento económico e social, passar a uma situação de Calamidade que esperemos, a partir do 18 de maio, nos leve, lentamente, a retomarmos as nossas vidas e o nosso quotidiano.
No próximo dia 17 de maio é o Dia Internacional da Reciclagem e como assistimos nesta altura a uma maior preocupação com a preservação do meio ambiente, estamos, na BRAVAL, a pensar no dossier do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos 2030 (PERSU 2030).

Estamos a pensar nas metas de reciclagem e nas metas de desviar o maior número possível de resíduos do aterro, que são para mim, as mais importantes e mais difíceis de alcançar.
Por isso, temos cada vez mais que apelar, chamar a atenção dos cidadãos, para a necessidade de atingirmos estas metas do PERSU.
A BRAVAL iniciou a Recolha Seletiva em 1999, com a colocação de 120 ecopontos (360 contentores). Em 2001 e 2002 colocamos mais 400 ecopontos (1200 contentores, de Vidro, Papel e Embalagens).
Até 2020 já colocamos 4191 contentores, dos quais já só temos 3639 contentores instalados, para servir os 6 Municípios abrangidos pela BRAVAL. Infelizmente foram vandalizados (queimados, partidos, danificados) cerca de 552 contentores. É LAMENTÁVEL!!!

Um esforço de todos os Municípios da BRAVAL, que, só em ecopontos e campanhas de sensibilização, orçou desde 1999, cerca de 4.000.000€ e, lamentavelmente, ainda há pessoas que lesam o bem comum!!
No primeiro ano de recolha, a BRAVAL recolheu 1000 toneladas de Vidro e Papel e Cartão. Foi sempre a crescer até 2011, ano em que atingimos um volume de recolha de 15400 toneladas de embalagens de Vidro, Cartão, Plástico e Metais.
Mesmo durante a crise do Subprime, período de intervenção da Troika, a recolha seletiva de resíduos pela BRAVAL, continuou a subir, com a exceção do período entre 2011 e 2014, atingindo em 2019, as 17640 toneladas.

Como há anos tenho vindo a dizer, fizemos muito em pouco tempo, mas temos ainda muito mais para fazer!!!
A meta do PERSU 2020 das retomas com origem na recolha seletiva era de 53kg por habitante/ano. A BRAVAL atingiu em 2019, 47kg por habitante. Foi por pouco, mas de facto, não atingimos a meta proposta.
A BRAVAL tem uma das maiores quantidades de ecopontos colocados per capita. Tem feito constantemente, ações de sensibilização que não terão efeito, se todas as famílias não direcionarem as suas preocupações para a preservação meio ambiente e do nosso planeta.

Ainda ontem, um grande AMIGO de infância, confinado em teletrabalho, na sua casa de praia em Esposende, no final do dia pelas 17h30m, foi para a praia, acompanhado pela sua filhota, limpar o areal dos plásticos que, infelizmente, estavam a “conspurcar” a praia. Em apenas 30minutos encheram 2 sacos de lixo cheios de embalagens recicláveis de plástico.
Como é possível que, com estes apelos constantes para a reciclagem, com campanhas de sensibilização ambiental cada vez mais ativas, ainda existam famílias que não façam a reciclagem, que ainda abandonam resíduos nas praias, nos rios e nas montanhas.

Mais grave ainda é que hajam pessoas que mesmo sabendo que os Regulamentos Municipais o proíbam, ainda colocam resíduos fora dos ecopontos.
Há pessoas que estragam todo um Modelo de Recolha, porque não se dão ao trabalho de espalmar as embalagens, para diminuir o seu volume e as colocam fora dos ecopontos.
Na maioria dos casos, os ecopontos não se encontram cheios e há cidadãos que colocam fora, tornando um local que é pretendido que seja de limpeza, aprazível, num local com muito mau aspeto!!!
Temos que continuar a massificar a educação e sensibilização ambiental, não só para atingirmos as metas do PERSU, mas para que todos se apercebam que não podemos continuar a maltratar o nosso planeta.
Ajude-se, Ajudando-nos!!!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

30 Novembro 2020

Um Natal diferente

29 Novembro 2020

O que devemos aos políticos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho