Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Dia Europeu sem uma morte na estrada

Uma carruagem de aprendizagens

Ideias

2017-09-21 às 06h00

Paulo Monteiro

Celebra-se hoje o Dia Europeu sem uma morte na estrada e Braga não vai ficar alheia a este acontecimento. A GNR, juntamente com a SERNIS (empresa de soluções tecnológicas), promove hoje uma ‘operação STOP’ em três entradas da cidade com o objectivo de sensibilizar os condutores para respeitarem o limite de velocidade imposto e usar sempre a velocidade adequada. Os condutores recebem durante esta acção várias informações importantes, acabando por ser questionados se “chegar cinco minutos mais cedo vale a pena o risco?”.

O objectivo de hoje é passar 24 horas sem uma morte na estrada. E parece que é fácil de cumprir mas... às vezes não, se atendermos a alguns números e estatísticas:
Braga é o terceiro distrito do país com mais acidentes com vítimas (1319) e o sétimo com mais vítimas mortais (10) e entre 40 a 50% dos condutores ultrapassam os limites de velocidade, o que é mau. Se o limite de velocidade fosse cumprido, muitas mortes podiam ser evitadas uma vez que, quanto maior for a velocidade, maior é o risco de morte. Isto traduzido em números significa que o excesso de velocidade contribui para um em cada três acidentes de trânsito em todo o mundo.

Por isso, hoje é um dia especial e a GNR está na estrada para mostrar a todos os condutores os perigos de conduzir acima do limite de velocidade.
Em 2016, morreram na estrada, por atropelamento, cerca de 1,2 milhões de pessoas...
Está na hora de conduzir mais devagar. Ou melhor: respeitar as leis do trânsito e respeitar os limites de velocidade...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.