Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Dia do Agrupamento nas Escolas Carlos Amarante

A responsabilidade de todos

Dia do Agrupamento nas Escolas Carlos Amarante

Voz às Escolas

2023-01-23 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

Hoje, 23 de janeiro, comemoramos o dia do nosso patrono, Carlos Amarante.
O dia 22 de janeiro coincidiu com o domingo, por isso comemoramos hoje, dia 23.
A Escola Carlos Amarante iniciou a comemoração do dia do patrono no ano letivo 1996/97. Com a criação do Agrupamento, em Abril de 2013, mantivemos esta data como Dia do Agrupamento, envolvendo as nossas escolas nas diversas atividades comemorativas.
Trata-se de um dia aberto à comunidade, em que mostramos as nossas atividades e projetos, homenageando a nossa comunidade escolar.
Nos últimos 2 anos, devido à situação pandémica, não realizamos esta comemoração. Assim, hoje, retomamos as atividades habituais, a partilha de experiências e a receção à nossa comunidade escolar e aos nossos convidados.
O programa é vastíssimo, com atividades diversas na ESCA, na Escola Básica de Gualtar, nas Escolas EB 1 e nos Jardins de Infância.
Apresentamos aqui apenas alguns exemplos:

Na ESCA, no piso da entrada, temos várias exposições dinamizadas por alunos, professores, encarregados de educação e antigos alunos. Há apresentação de trabalhos, nomeadamente das áreas de artes, de matemática, de línguas, de multimédia, da Educação para a Saúde, Radiogradfia Intercultural, entre outras. Nos diversos pisos e espaços, devem ser visitados laboratórios, salas temáticas e oficinas onde os nossos alunos e os visitantes podem, não só apreciar exposições, mas também participar em diversas atividades experimentais e jogos didáticos. Destaca-se a aula de filosofia para crianças e jovens com a participação dos alunos do 4ºano das escolas do nosso Agrupamento. Não podemos esquecer a aprendizagem de cultura e escrita chinesa, a projeção de cinema, etc. Na estufa, teremos atividades para crianças do JI de Gualtar, no âmbito da Educação para a Sustentabilidade. Temos, também, atividades desportivas, concursos, jogos interativos e outros momentos de animação cultural.
Os alunos do 9.º ano que visitam a escola assistem à apresentação da oferta formativa do ensino secundário.
Em Gualtar, na Escola Básica, teremos diversas atividades desportivas e lúdicas, jogos tradicionais, exposições de trabalhos e pinturas exteriores.

Nas escolas EB 1 e Jardins de Infância, crianças, alunos e professores desenvolvem atividades no âmbito da Educação Artística e promoção cultural, celebrando o patrono, além de visitarem a ESCA.
Na sessão de encerramento, pelas 17h30, no auditório da escola sede faremos uma justíssima homenagem a professores e funcionários do Agrupamento que se aposentaram nos últimos 2 anos. De seguida faremos um pequeno convívio com brindes à nossa magníssima comunidade escolar. Entendemos que uma escola, espaço de liberdade e saber, muito precisa destes momentos e rituais de comemoração que ajudam a construir uma identidade, cimentam os sentimentos de pertença, mostrando a todos, dentro e fora da comunidade escolar, o que de melhor são capazes de fazer.
A todos os que nos ajudam nesta comemoração e os que nos honram habitualmente com a sua presença o nosso obrigado.
E os nossos caros leitores estão convidados a fazer-nos uma visita.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho