Os amigos de Mariana (1ª parte)
Ideias
2021-10-27 às 06h00
Durante esta semana, milhares de pessoas irão aos cemitérios visitar os seus entes queridos já falecidos. É certo que a maioria destas pessoas também o faz durante todo o ano, mas sabemos que no Dia de Todos os Santos, o movimento é bastante maior que o habitual. É usual levar-se flores, velas e círios para colocar nas campas e jazigos, trocando outras que já lá estavam, o que fará com que a quantidade de resíduos gerados nos cemitérios seja muito maior, antes e depois do Dia de Todos os Santos.
Em 2014, a Braval lançou um novo projeto, no âmbito do Ecoparque Braval, para reciclar os resíduos resultantes da utilização de círios nos cemitérios: cera, plástico e metal- Esta foi mais uma medida que privilegia a recolha seletiva de resíduos, evitando a sua deposição nos contentores comuns de resíduos indiferenciado e, mais importante, a consequente deposição no aterro sanitário. A cera, o copo de plástico e a tampa de metal que constituem os círios e as velas serão separados, manualmente, e enviados para reciclagem. Assim, para além de se evitar a deposição em aterro destes materiais, evita-se o consumo de mais matéria-prima para o fabrico de novos produtos, nomeadamente a cera, mas também metal e plástico, fazendo a reciclagem destes materiais.
Assim, a Braval colocou contentores apropriados para a deposição dos círios e velas usados, os CIRIÕES, nos cemitérios da sua área de abrangência.
Atualmente existem cerca de 500 ciriões, distribuídos pelos municípios de Braga, Amares, Vila Verde, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Terras de Bouro em todos os cemitérios municipais-
Desde o início deste projeto, em 7 anos, já foram desviadas do aterro mais de 700 000 kg de círios e velas!
No entanto, para que este serviço possa funcionar corretamente, não se podem usar os ciriões para colocar as flores e esponjas usadas, estas têm de ser depositadas no contentor de indiferenciados. Para além de não terem valorização, irão encher os contentores, impedindo a sua utilização por mais pessoas, entrando em decomposição e, consequentemente, causando maus-cheiros e sujidade.
Em todas as atividades da nossa vida quotidiana, os nossos comportamentos têm impacto ambiental. Da próxima vez que se deslocar ao cemitério, separe os círios e as velas usadas, colocando-os no contentor adequado, separando flores para o contentor de resíduos indiferenciados.
Ajude-nos, ajudando-se!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário