Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Dia da Europa

Decisões que marcam

Dia da Europa

Ideias

2019-05-09 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Hoje comemora-se o ‘Dia da Europa’ e Braga foi a cidade portuguesa escolhida para as comemorações. São inúmeras as iniciativas para comemorar este dia, cada vez mais importante e numa altura em que se pede cada vez mais a união de todos os 28 países que fazem parte da União Europeia. E importante também por estarmos no mês de Maio, no mês de eleições para o Parlamento Europeu. As eleições mais importantes de sempre.
Mas perguntam: porquê um Dia da Europa?

No Dia da Europa, comemorado todos os anos a 9 de Maio, celebram-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica ‘declaração Schuman’. Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
A ideia era criar uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a actual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman...

Nós queremos e precisamos, para o bem de todos, de uma União Europeia de paz. Nunca se esqueça que a ideia de criar a União Europeia surgiu após as duas grandes guerras na Europa. Os países europeus perceberam que é melhor trabalharem em conjunto do que lutarem entre si. E é deste modo que devemos continuar. O ditado é velho mas verdadeiro: “a união faz a força”...
Tenha um feliz Dia da Europa!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho