Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Dia da Europa: a prenda que veio de França

As Bibliotecas e as Escolas

Ideias

2017-05-09 às 06h00

Paulo Monteiro

Hoje comemora-se o Dia da Europa. Um pouco por todo o lado não faltam iniciativas cujo conteúdo mais importante é mostrar o quanto é importante a União Europeia. Uma Europa de paz, solidária, de portas abertas, sem fronteiras...
Essa Europa pensada, em 1950, por Robert Schuman, ministro dos Assuntos Externos francês, que propôs a criação de uma autoridade comum para regular a indústria do carvão e do aço na Alemanha Ocidental e em França. Este foi, verdadeiramente, o primeiro passo político para a União Europeia. E, 67 anos depois, foi outro francês, Emmanuel Macron, a trazer esperança quanto ao futuro da União Europeia demasiadamente cheia de populismos e extremismos (sejam de extrema-direita, se- jam de extrema-esquerda).

Macron é o novo presidente de França eleito com 66,1% dos votos, derrotando Marine Le Pen, que obteve 33,9%. Macron toma posse já no próximo domingo.
E, no domingo, a sua entrada na Cour Napoléon (na praça central da entrada no Museu do Louvre) disse muito... Uma entrada só e ao som do Hino da Alegria, o hino escolhido para ser o hino da Europa. Falou da união e, quando foi ministro da Economia de François Hollande, ao contrário do que muitos pensam, esteve também ao lado dos países do sul.

Agora, La République en Marche parece ser o nome do novo partido criado a partir do Movimento de Macron e que vai, certamente, concorrer às eleições legislativas de Junho. E já tem uma nova líder: Catherine Barbaroux, que no fundo substitui Macron.
Há que ter confiança... Pode estar a nascer uma nova e mais solidária Europa.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

21 Setembro 2018

Pecado Original

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.