Poesia e Inovação
Voz às Escolas
2017-02-27 às 06h00
A Unidade de Multideficiência do Agrupamento de Escolas André Soares (UAE) acolhe quinze alunos, a alguns dos quais tem proporcionado atividades lúdico-pedagógicas, nas interrupções letivas, no âmbito de uma experiência testada pelos seus pais. Foi este um passo para se ensaiar uma resposta urgente e necessária que, provavelmente, motivou a construção do projeto Dar Asas para Voar. Este projeto, assumido pelo Centro Cultural e Social de Santo Adrião, venceu o primeiro concurso de empreendedorismo social, promovido pela Câmara Municipal de Braga e pelo IES - Social Business School.
O Agrupamento André Soares apoia este projeto, que tem por objetivo a criação de um acompanhamento para crianças com necessidades especiais que frequentam a UAE, fora dos períodos letivos. Esta resposta é tão pertinente quanto urgente, colmatando uma das preocupações fundamentais das famílias, preenchendo uma lacuna existente no concelho de Braga, no que diz respeito ao acompanhamento de crianças e jovens com multideficiência.
As Unidades de Apoio Especializado são espaços organizados dentro das escolas onde os alunos com multideficiência podem usufruir de respostas educativas adaptadas às suas necessidades, com o apoio de profissionais especializados que, com muita dedicação e empenho, se esforçam por criar as condições necessárias para prestar uma resposta de qualidade, adequada a cada um dos alunos. Devido à falta de recursos humanos, nem sempre é possível assegurar e organizar, de modo funcional, os apoios terapêuticos e psicológicos específicos, numa perspetiva pluridisciplinar.
Todos sabemos que as necessidades múltiplas das crianças, e das famílias com necessidades adicionais de suporte, implicam uma resposta abrangente que inclui educação, saúde, segurança social e outros tipos de apoios. Daí a necessidade de uma resposta, que não pode ser dada por um único serviço, mas sim por uma rede de serviços coordenados e integrados de apoios e recursos da comunidade, que deverão ser parte ativa dessa mesma resposta.
O nascimento de uma criança com multideficiência provoca na família uma amálgama de emoções e de sentimentos no confronto com a nova realidade que, obrigatoriamente, implica alterações no equilíbrio da estrutura familiar. Todos os apoios são essenciais, não só para o bem-estar dos pais, mas para o desenvolvimento dos filhos. As famílias com um filho com incapacidade sentem necessidades complexas em diferentes dimensões: necessidades de informação, necessidades de suporte, necessidades de serviços da comunidade e necessidades sobre o funcionamento da família, pois as tarefas, as exigências de tempo e as despesas aumentam consideravelmente.
As redes, principalmente as de parentesco, demonstram como funcionam a solidariedade, a entreajuda familiar e a troca de bens e serviços entre si.
O trabalho em rede é determinante para dar resposta do ponto de vista das políticas públicas. Os problemas sociais que as famílias com crianças e jovens com multideficiência enfrentam é gigante e requer um apoio social abrangente. Os serviços autárquicos devem, através de uma rede de apoios sociais locais, colaborar para uma vida digna dessas famílias.
O Agrupamento André Soares inclui duas UAE, assegurando que a inclusão é um movimento educacional, mas também social e político que deve defender o direito da sociedade participar, de uma forma consciente e responsável, na aceitação, inclusão e integração da diferença.
09 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário