Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Da hipocrisia ao jogo de palavras do Sr. Primeiro-Ministro

A responsabilidade de todos

Banner publicidade

Voz à Saúde

2020-11-07 às 06h00

Humberto Domingues Humberto Domingues

O Governo viu-se cercado pela própria inoperância e incapacidade de tomar decisões de fundo e planeamento nestes meses que antecederam a chegada da 2ª. vaga Covid-19. Tomou medidas avulsas, com dois pesos e duas medidas: 25 de Abril, 1º. De Maio, Festa do Avante, Formula 1,
O Sr. Primeiro-Ministro, Dr. António Costa na sua comunicação, várias vezes falou nos Enfermeiros e particularmente dos “Enfermeiros Intensivistas”. E falou com uma ligeireza tal, na contratação destes Enfermeiros, como se abundassem e se fosse ao mercado e pronto, resolvia a questão, contratando e trazendo estes Enfermeiros. Mas não! Não é assim tão fácil e não estão disponíveis “Enfermeiros Intensivistas”?
Sr. Primeiro-Ministro, os “Enfermeiros Intensivistas”, tal como das outras especialidades, depois de terminada a licenciatura, demoram muitos anos a adquirir formação, experiência, sabedoria e evidência científica e excelência neste exigente trabalho, que é cuidar de pessoas. Já agora lembrar, que as especialidades, formações e pós-graduações que os Enfermeiros adquirem, são a expensas próprias e no seu tempo vago. E isto porquê? Porque o Governo, o Ministério da Saúde e muitas Administrações, estão desfocados das necessidades e por isso, por muitos ventiladores que haja (uns nos hospitais, outros encomendados (?)), por muitas camas que haja, por muitas Unidades que se criem, se não houver Recursos Humanos, concretamente Enfermeiros, de nada lhes valerá!
Mas este Governo tem vindo a hostilizar os Enfermeiros, negando-lhes possibilidades dignas de trabalho, remuneratórias, contagem de tempo e reposicionamento das progressões. Mas agora está aflito! Teria sido por “brincar” com os Enfermeiros que perderam a maioria nos Açores?
Lembrar que na aflição da 1ª. vaga, foram as palmas para os Profissionais de Saúde, que eram os heróis. Mas não passou disso! Depressa se esqueceram, apesar de até este ano, a OMS o intitulou como o “Ano Internacional do Enfermeiro”. O Sr. Primeiro-Ministro, no seu tom jocoso, anunciou que a final das “Champions” era um prémio para os Profissionais de Saúde. Que eu me lembre, só vi na bancada da final, o Dr. António Costa a tirar fotos e selfies e membros do Governo. Não vi Profissionais de Saúde a receber convites, nem a estarem presentes na final. Uma coisa é certa, nem a “Champions”, nem as palmas pagaram facturas e compromissos nem de Enfermeiros, nem de outros Profissionais de Saúde. O Orçamento de Estado para 2021 também não tem verba nenhuma para a revalorização da Carreira de Enfermagem. Não estranhamos! Já sabemos que a palavra deste Sr. Primeiro-Ministro, embora dada, não é honrada. Os Enfermeiros Portugueses que o digam!
Como sabemos, há Enfermeiros desempregados, cujo levantamento e divulgação foi feita pela Ordem dos Enfermeiros, mas o Sr. Primeiro-Ministro anuncia a contratação de Enfermeiros reformados. Parece haver aqui alguma contradição e desfocagem da realidade! Promete concursos e mais concursos, mas ainda não abriu nenhum que dê dignidade. Apenas os tais de 4 meses…
Finalizando e sem retirar a importância e preocupação desta vaga Covid-19 e de todas as outras doenças crónicas, oncológicas e as que estão por diagnosticar, está a mensagem do Sr. Primeiro-Ministro, Dr. António Costa, envolvida numa hipocrisia muito grande, aproveitando este tempo todo de televisão, para propaganda política, mas sem medidas de fundo e mais uma vez, remendos em cima de remendos, numa gestão de “navegação à vista”, deixando-nos preocupados. Assim não Sr. Primeiro-Ministro, Dr. António Costa, assim não!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho