Correio do Minho

Braga,

- +

Cultura organizacional – a transformação

Como ativar territórios e criar novos destinos

Cultura organizacional – a transformação

Escreve quem sabe

2021-05-07 às 06h00

Rui Ferreira Rui Ferreira

Há cerca de um mês participei naquela que foi uma das maiores experiências de aprendizagem da minha vida. Não propriamente pelo conhecimento técnico adquirido, mas pelas diferentes perspetivas e experiências partilhadas com profissionais das mais diversas áreas de negócio.
Por vezes esquecemo-nos que temos de sair da nossa rotina para termos uma diferente perspetiva do que nos rodeia e d como vemos a nossa realidade.
José Saramago dizia, “é preciso sair da ilha para ver a ilha'.
E nunca fez tanto sentido. Para as organizações, para as pessoas, para todos os que pretendem implementar uma transformação.
E é inevitável afirmar que a pandemia foi claramente um acelerador de transformação e de mudança para as empresas.
Mas será que estamos no caminho certo?
Será que os tão aguardados fundos europeus se direcionam neste sentido?
Chegamos a mais um momento de transição sem saber muito bem o que funcionou ou o que correu mal. Talvez por falta de definição de metas e objetivos, ou até pela falta de capacidade para os medir.
Se por um lado os fundos europeus aceleram e potenciam a inovação e a aquisição de tecnologia, por outro, as competências e as pessoas também têm de ser dinamizadas.
Uma nova oportunidade para o país
Efetivamente o Plano de Recuperação e Resiliência tem uma componente forte alocada às pessoas e à transformação das competências.
Os fundos europeus - Next Generation EU/PRR e Portugal 2030 serão assim uma nova oportunidade para as empresas, caso estas tenham a capacidade de entender as competências que necessitam e, acima de tudo, de implementar essa transformação.
Mas em tempos em que tanto se fala de transição digital, o mais importante é a transformação das pessoas.
E tudo começa na cultura empresarial.
Mais do que acelerar inovação com equipamentos ou tecnologia, é necessário implementar uma cultura organizacional forte nas empresas e na economia nacional. E a comunicação e as pessoas são as ferramentas mais poderosas para implementar essa transformação nas organizações. A comunicação, as pessoas e a forma como as equipas interagem. Deve cada vez mais haver uma cultura de partilha de informação, de conhecimento, mas acima de tudo, de experiências e de perspetivas.
A tão falada transformação digital
Uma transformação digital abarca variáveis não só operacionais, mas também culturais, de identidade e de valores e requer uma mudança estrutural nas organizações.
Deve servir como desbloqueador de potencial humano. Exige audácia, criatividade, abertura a fazer parte da mudança e precisa de agentes facilitadores para que possa acontecer.
A Transformação cultural das organizações
A transformação cultural requer a preparação de toda uma organização para ter sucesso. Isso inclui formação, treino e mudança de mentalidades.
Uma cultura organizacional evoluída tem de estar comprometida em criar valor com e para uma ampla gama de partes interessadas, como funcionários, investidores, parceiros e comunidades.
É necessário ter um propósito e uma visão compartilhados. É necessário trabalhar com altos padrões de alinhamento, responsabilidade, experiência, transparência e colaboração.
Não existe inovação sem existir liberdade de expressão. Não existe liberdade de expressão sem uma cultura organizacional forte.
A transformação deve ser uma iniciativa centrada no ser humano. Quer seja ela digital, organizacional ou cultural.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

12 Junho 2021

Está aí o IVA Voucher

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho