Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Cuidado com os bombons e os bons vinhos

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-12-27 às 06h00

Paulo Monteiro

Há avisos que nunca chegam tarde e, apesar do Natal já ter passado, ainda há muitas festas que se aproximam e que ainda levam a exageros. O Final do Ano e o Dia dos Reis são dois dos acontecimentos que ainda nos convidam a boas comidas e a boas bebidas e, ao mesmo tempo, a oferta de presentes. É isso mesmo; em Portugal já há muitas e muitas famílias que escolhem o Dia dos Reis e não a noite de Natal para trocar presentes.

Por isso é que devemos seguir com atenção alguns conselhos da PSP. A primeira está na sua página do Facebook onde faz um claro alerta para o consumo em excesso de bombons que pode dar... excesso de álcool no sangue. É verdade. E numa infografia avisa que um homem com um peso de 75 quilos não deve comer mais do que oito bombons de licor, enquanto que uma mulher, com 55 quilos de peso, não deve ultrapassar os cinco bombons. Por isso é preciso ter muito cuidado porque só estamos a falar de bombons de licor. E o resto?

E porque estamos a falar em álcool no sangue falemos também de bebidas... A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) anunciou esta semana a apreensão de 16 garrafas de ‘Barca Velha’ e duas de ‘Pêra Manca’, todas de várias colheitas. Só estas 18 garrafas falsificadas podem valer perto de 10 mil euros a preços de mercado. Por isso é bom também ter cautelas e não se deixe levar no conto do vigário porque as falsificações são normalmente feitas dos vinhos mais caros. Se está a pensar oferecer a alguém na passagem do ano ou nos ‘Reis’ uma destas garrafas, certifique-se da sua autenticidade...
E a terminar, já sabe: beba sempre com segurança e o melhor é cumprir a velha máxima: se conduzir, não beba.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.