Fui ver... e fui ler...!
Ideias
2018-07-23 às 06h00
O aviso é sempre uma constante, mas não faz mal continuarmos com estes alertas bem importantes, mesmo que o sol tarde em chegar apesar do Verão já ter começado há muito tempo...
Mas um dos avisos feitos no final da semana não tem sido muito divulgado, ou então, nós é que não damos grande importância...
Falo da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, que recorda que a exposição solar também aumenta o risco de desenvolver várias doenças oculares. Alterações agudas da córnea e da conjuntiva, cataratas e degenerescência macular ligada à idade são algumas das doenças oculares que estão associadas à exposição solar. Ou seja, com a chegada do Verão, a intensidade da luz e dos raios ultravioletas aumenta e pode criar problemas, se não tivermos cuidado.
E os cuidados a ter acabam por ser quase os mesmo: evitar a exposição solar entre as 11 e as 16 horas; usar óculos de sol com protecção UV para melhor proteger os olhos;?usar chapéus com abas ou palas, proporcionando uma barreira sobre a radiação solar directa. E mais: se está a ser medicado o cuidado deve ser redobrado, os seus olhos podem estar mais sensíveis à luz solar. São vários os medicamentos fotossensíveis, mas destacam-se, por exemplo, alguns anti-histamínicos, antibióticos ou antidepressivos.
Estas são algumas das recomendações da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia que alerta ainda que se deve procurar imediatamente um oftalmologista caso, após exposição solar, sejam sentidos alguns destes sintomas: olhos vermelhos; ardor; sensação de corpo estranho ou visão enevoada.
Bons conselhos para passar um Verão descansado.
10 Setembro 2024
09 Setembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário