Pandemia, trabalhadores e pais: como conciliar?
Ideias
2020-03-18 às 06h00
OMundo está a Viver Momentos de Incerteza, estamos a viver um momento único na nossa vida, ninguém viveu ainda uma situação como esta. A pandemia de Covid-19 chegou rapidamente e obrigou o mundo a parar!
Neste momento, o único pedido que fazemos é que TODOS os munícipes cumpram, com grande responsabilidade e rigor com as medidas implementadas para travar o surto.
Neste momento é fundamental evitar os contatos sociais, evitar a circulação desnecessária, se as nossas crianças podem ficar privadas de ir à escola, também os adultos poderão ficar privados de sair para tudo o que não é absolutamente imprescindível.
A pandemia que obrigou o mundo a parar mostra já os efeitos dessa paragem no meio ambiente. Os níveis de emissões baixaram imenso na China e nos próximo tempos estima-se que baixem 7% em todo o mundo, o suficiente para que se cumpra o definido no Acordo de Paris.
Esta situação leva-me a refletir que, por mais apelos que se fizessem de sensibilização ambiental, muitos teimavam em ignorar, inclusive nas tarefas mais básicas como a separação de resíduos.
Agora que estamos privados de muito daquilo que dávamos por adquirido, penso que devemos refletir que, quando tudo isto passar, deveremos ser pessoas diferentes, menos individualistas, a pensar no bem comum, inclusive, no bem ambiental. Se há coisa que esta pandemia nos vem provar, é que não controlamos nada!
Nos próximos tempos, com as nossas saídas limitadas, a recolha de resíduos continuará e cada vez mais, será um serviço essencial.
Assim, quero solicitar que mais do que nunca, cumpram as regras de deposição de resíduos: não colocar nada fora dos contentores, lenços de papel, máscaras utlizadas devem ser colocadas num saco de plástico fechado no contentor de resíduos indiferenciados.
Para muitos, a saída para a deposição de resíduos será uma das poucas que farão, aproveitem a ida ao ecoponto para respirar, tomem os cuidados de higiene necessários, abram o contentor com guardanapo de papel, certifiquem-se que não fazem contato próximo com ninguém, mas não deixem de fazer a separação de resíduos.
Hoje termino esta crónica não com o slogan habitual, “Ajude-nos, ajudando-se!”, mas, como estamos todos no mesmo barco, ajudemo-nos, ajudando-nos!
Tudo vai ficar bem!
05 Março 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário