Poesia e Inovação
Voz às Escolas
2013-10-14 às 06h00
O Agrupamento de Escolas André Soares tem por missão servir todos os alunos, formar cidadãos cada vez mais autónomos, responsáveis, críticos e solidários, competitivos, democrática e civicamente comprometidos, capazes de enfrentar e participar na construção de um futuro melhor.
Porque toda a grande equipa que constitui esta comunidade entende como facilitador desta missão apostar na celebração de um contrato, mesmo sabendo que é grande a responsabilidade, atrevemo-nos, pelo sucesso e garantia de uma escola ao serviço dos alunos, a assumir compromissos!
Queremos motivá-los para uma formação integral, para resultados escolares progressivamente melhores. Queremos, mesmo com um número elevado de alunos por turma, desenvolver o currículo escolar com rigor e competência. Precisamos de cidadãos preparados para um futuro em que a característica do serviço prestado, a capacidade de empreendedorismo e a motivação para a ação seja o lema. E é na escolaridade básica que se adquirem essas competências, ainda que se desenvolvam progressivamente ao longo de toda a vida académica e de formação profissional.
Queremos:
Divulgar a missão, a visão e os valores expressos no projeto educativo, para que o envolvimento de todos seja uma realidade.
Manter, com as entidades representativas do meio social envolvente, um diálogo e colaboração permanentes, que permitam ao agrupamento, por um lado, mobilizar recursos para a realização das suas atividades e, por outro, reforçar os mecanismos para a sua integração na comunidade.
Melhorar a comunicação com as famílias, potenciar a sua intervenção no percurso escolar dos alunos, promover a participação voluntária dos pais e encarregados de educação, potenciando a sua adesão a programas de envolvimento das famílias na vida da escola.
Potenciar dispositivos para uma melhor e mais rigorosa divulgação da informação e da comunicação entre a comunidade escolar.
Proporcionar a continuidade dos projetos desenvolvidos nas duas unidades de apoio especializado de multideficiência e surdo cegueira.
Oferecer atividades de apoio e reforço das aprendizagens a alunos em risco de insucesso ou alunos que pretendem melhorar o seu desempenho.
Desenvolver projetos de acompanhamento e complemento pedagógico, numa lógica de articulação e sequencialidade das aprendizagens, que visem a excelência e a promoção do sucesso.
Garantir o apoio a todos os alunos com Necessidades Educativas Especiais, de forma sistematizada e permanente, mediante o desenvolvimento de projetos inovadores e empreendedores.
Oferecer atividades extracurriculares de índole cultural e artística e na área das ciências experimentais, em parceria com outras entidades.
Constituir equipas pedagógicas, permitindo um melhor planeamento e monitorização do processo de ensino-aprendizagem, facilitando a aplicação do princípio da ocupação plena dos tempos escolares e garantindo o acompanhamento da geração escolar.
Instituir mecanismos de regulação dos resultados académicos dos alunos, nomeadamente através da construção e aplicação de instrumentos anuais de avaliação global.
Melhorar anualmente o processo de autoavaliação, com divulgação à comunidade educativa, no sítio do agrupamento, http://www.eb23andresoares. com, dos resultados obtidos e das metas alcançadas.
Aguardamos que o Ministério da Educação e Ciência e o Agrupamento de Escolas André Soares celebrem entre si um contrato, designado de autonomia. Preferimos chamar-lhe compromisso de prestação de um sólido serviço educativo, na edificação de uma escola, cada vez mais, promotora de futuros condutores deste país!
09 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário